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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21240
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | A agricultura familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): das mãos que cultivam para a refeição que alimenta |
Autor(es): | Ferro, Josefa Adriana Cavalcante |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Orientador: | Menezes, Sônia de Souza Mendonça |
Resumo: | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das políticas públicas mais antigas do Brasil, com mais de 60 anos de existência. Entretanto, para atingir a posição de programa, passou por significativas mudanças na busca por suprir as necessidades alimentares nutricionais e contribuir no desempenho educacional dos alunos. O objetivo desta tese é analisar a efetivação do Programa Nacional de Alimentação Escolar nos municípios da Terceira Gerência Especial de Educação de Alagoas (3a GEE). Em conformidade com esse propósito, foram delineados os seguintes objetivos específicos: Caracterizar o processo de formação e a configuração natural, social e econômica dos municípios da 3a GEE. Identificar os entraves enfrentados para a inserção dos agricultores no mercado institucional do PNAE. Analisar a atuação da intersetorialidade e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) junto aos agricultores familiares na execução do PNAE. Avaliar em que medida a oferta da alimentação escolar tem contribuído para a valorização da cultura, das tradições e dos hábitos alimentares saudáveis. O estudo tem centralidade nas seguintes categorias de análise: política pública, agricultura familiar e território. Como recorte espacial para execução da pesquisa foi definida a Rede Municipal de Ensino dos municípios que conformam a Terceira Gerência Especial de Educação de Alagoas. Do ponto de vista metodológico, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, documental, recorreu-se também a caderneta de campo, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas com a técnica de informantes-chave para aquisição de informações primárias. Os resultados apontam a relevância desta política pública com a aquisição dos alimentos cultivados nos municípios pelos agricultores que resulta na alimentação oferecida aos alunos, composta por diferentes alimentos essenciais à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Todavia, em alguns municípios foi possível inferir lacunas na execução do PNAE, no que tange a integração dos setores envolvidos na estrutura do programa. Portanto, conclui-se que esta política pública é importante para a geração de renda aos agricultores familiares inseridos no programa, mormente, a alimentação escolar é fundamental para a SAN dos alunos matriculados na rede municipal de ensino, com a oferta de refeições adequadas e saudáveis contribui no combate à fome e na valorização da cultura alimentar nos municípios que conformam o território da Terceira Gerência Escolar de Alagoas. |
Abstract: | The National School Feeding Program (PNAE) is one of the oldest public policies in Brazil, with more than 60 years of existence. However, in order to reach the position of program, it underwent significant changes in the search to meet nutritional food needs and contribute to the educational performance of students. The objective of this thesis is to analyze the effectiveness of the National School Feeding Program in the municipalities of the Third Special Education Management of Alagoas (3rd GEE). In accordance with this purpose, the following specific objectives were outlined: To characterize the process of formation and the natural, social and economic configuration of the municipalities of the 3rd GEE. To identify the obstacles faced for the insertion of farmers in the institutional market of the PNAE. Analyze the performance of intersectoriality and the School Feeding Council (CAE) with family farmers in the execution of the PNAE. To assess the extent to which the provision of school meals has contributed to the appreciation of culture, traditions and healthy eating habits. The study focuses on the following categories of analysis: public policy, family farming, and territory. As a spatial cutout for the execution of the research, the Municipal Education Network of the municipalities that make up the Third Special Management of Education of Alagoas was defined. From the methodological point of view, the following data collection instruments were used: bibliographic, documental research, field notebooks, photographic records, semi-structured interviews with the key informant technique for the acquisition of primary information The results point to the relevance of this public policy with the acquisition of food grown in the municipalities by farmers, which results in the food offered to students, composed of different foods essential to Food and Nutrition Security (FNS). However, in some municipalities it was possible to infer gaps in the execution of the PNAE, with regard to the integration of the sectors involved in the structure of the program. Therefore, it is concluded that this public policy is important for the generation of income for family farmers included in the program, especially, school feeding is fundamental for the FNS of students enrolled in the municipal school network, with the offer of adequate and healthy meals contributes to the fight against hunger and in the appreciation of food culture in the municipalities that make up the territory of the Third School Management of Alagoas. |
Palavras-chave: | Política pública Estudantes – Programas de assistência Alimentação escolar Território Intersetorialidade Public policy School feeding Territory Intersectoriality |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | FERRO, Josefa Adriana Cavalcante. A agricultura familiar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): das mãos que cultivam para a refeição que alimenta. 2024. 232 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21240 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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