Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Mari Geralda D’Avila | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T11:19:37Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T11:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21247 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | A leitura dialógica com ressignificação valorada do livro e do filme Shrek na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Formação do leitor | por |
dc.subject | Conto de fadas | por |
dc.subject | Carnavalização | por |
dc.subject | Ressignificação valorada | por |
dc.subject | Compreensão ativa | por |
dc.title | Oficina de leitura com ressignificação valorada : o diálogo da história de Shrek com os contos de fadas tradicionais | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, José Ricardo Carvalho da | - |
dc.description.resumo | Queridos professores, Hoje embarcaremos em uma oficina de leitura artístico-literária. entrando no mundo da “carnavalização”, da “paródia” e da “sátira” em textos artístico-literários. Esses elementos vão ser explorados na leitura do livro e do filme Shrek 1. A “carnavalização” é um termo que se refere à inversão das normas sociais e à quebra de expectativas dos atos sociais e dos recursos artístico-literários na produção dos gêneros discursivos. Quando uma história nos leva a questionar o que é considerado “normal” e nos convida a olhar para a linguagem e as diferentes visões de mundo que muitas vezes se opõem, debochando ou ridicularizando a visão oposta por meio do humor e da ludicidade, voltamos para o mundo da vida de uma forma diferente e começamos a pensar nos nossos valores e nos valores que conduzem a nossa sociedade. Shrek é um exemplo desse fenômeno literário, pois é uma narrativa que critica o gênero contos de fadas dos Irmãos Grimm, Perrault e Andersen, bem como as adaptações destes contos realizadas por Walt Disney. Em nossa oficina, observaremos como a narrativa Shrek dialoga com as versões mencionadas e as vozes dos diferentes personagens opõem desejos e visões de mundo, reafirmando ou entrando em conflito com os valores da sociedade em que vivemos. Vemos que a “paródia” e a “sátira”, por outro lado, são formas de se fazer críticas sociais e questionar valores e maneiras de pensar e se expressar de um indivíduo ou de grupo social. Nos textos artístico-literários, compostos de enunciados verbais e visuais que iremos ler, seremos convidados a acompanhar as relações dialógicas entre as diferentes vozes, e nos posicionar diante dos atos e discursos proferidos entre os interlocutores. Essas vozes se manifestam por meio de humor irreverente, sarcasmo e inversões de papéis. Prepare-se para rir junto com os alunos e, ao mesmo tempo, refletir sobre como as histórias podem ser poderosas ferramentas de crítica e mudança. Ao explorar Shrek tanto na versão literária quanto cinematográfica, vocês descobrirão, junto com os alunos, como o autor, William Steig, e os criadores do filme usaram essas técnicas para nos fazer questionar as normas e apreciar sua linguagem. Vamos analisar como personagens, enredos e situações desafiam as expectativas, oferecendo uma visão do que pode ser uma história de conto de fadas. Depois das atividades de leitura e compreensão de texto, você professor pedirá que cada aluno escolha uma história de conto de fadas e fará exatamente o que Shrek fez. Os alunos terão a oportunidade de realizar inversões de papéis sociais, explorar o grotesco, parodiar sequências de histórias e fazer críticas sociais, demonstrando não apenas sua capacidade de leitura crítica, mas também sua habilidade de produzir textos que contenham elementos de ironia, sarcasmo e reflexão valorativa. Então, preparem-se para desafiar suas mentes enquanto exploram os procedimentos da “carnavalização”, da “paródia” e da “sátira” na história de Shrek. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARI_GERALDA_D’AVILA_CARDOSO-Cadernopedagogico.pdf | 910,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.