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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Mari Geralda D’Avila-
dc.date.accessioned2025-02-24T11:19:37Z-
dc.date.available2025-02-24T11:19:37Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21247-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofA leitura dialógica com ressignificação valorada do livro e do filme Shrek na sala de aulapt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectConto de fadaspor
dc.subjectCarnavalizaçãopor
dc.subjectRessignificação valoradapor
dc.subjectCompreensão ativapor
dc.titleOficina de leitura com ressignificação valorada : o diálogo da história de Shrek com os contos de fadas tradicionaispt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Ricardo Carvalho da-
dc.description.resumoQueridos professores, Hoje embarcaremos em uma oficina de leitura artístico-literária. entrando no mundo da “carnavalização”, da “paródia” e da “sátira” em textos artístico-literários. Esses elementos vão ser explorados na leitura do livro e do filme Shrek 1. A “carnavalização” é um termo que se refere à inversão das normas sociais e à quebra de expectativas dos atos sociais e dos recursos artístico-literários na produção dos gêneros discursivos. Quando uma história nos leva a questionar o que é considerado “normal” e nos convida a olhar para a linguagem e as diferentes visões de mundo que muitas vezes se opõem, debochando ou ridicularizando a visão oposta por meio do humor e da ludicidade, voltamos para o mundo da vida de uma forma diferente e começamos a pensar nos nossos valores e nos valores que conduzem a nossa sociedade. Shrek é um exemplo desse fenômeno literário, pois é uma narrativa que critica o gênero contos de fadas dos Irmãos Grimm, Perrault e Andersen, bem como as adaptações destes contos realizadas por Walt Disney. Em nossa oficina, observaremos como a narrativa Shrek dialoga com as versões mencionadas e as vozes dos diferentes personagens opõem desejos e visões de mundo, reafirmando ou entrando em conflito com os valores da sociedade em que vivemos. Vemos que a “paródia” e a “sátira”, por outro lado, são formas de se fazer críticas sociais e questionar valores e maneiras de pensar e se expressar de um indivíduo ou de grupo social. Nos textos artístico-literários, compostos de enunciados verbais e visuais que iremos ler, seremos convidados a acompanhar as relações dialógicas entre as diferentes vozes, e nos posicionar diante dos atos e discursos proferidos entre os interlocutores. Essas vozes se manifestam por meio de humor irreverente, sarcasmo e inversões de papéis. Prepare-se para rir junto com os alunos e, ao mesmo tempo, refletir sobre como as histórias podem ser poderosas ferramentas de crítica e mudança. Ao explorar Shrek tanto na versão literária quanto cinematográfica, vocês descobrirão, junto com os alunos, como o autor, William Steig, e os criadores do filme usaram essas técnicas para nos fazer questionar as normas e apreciar sua linguagem. Vamos analisar como personagens, enredos e situações desafiam as expectativas, oferecendo uma visão do que pode ser uma história de conto de fadas. Depois das atividades de leitura e compreensão de texto, você professor pedirá que cada aluno escolha uma história de conto de fadas e fará exatamente o que Shrek fez. Os alunos terão a oportunidade de realizar inversões de papéis sociais, explorar o grotesco, parodiar sequências de histórias e fazer críticas sociais, demonstrando não apenas sua capacidade de leitura crítica, mas também sua habilidade de produzir textos que contenham elementos de ironia, sarcasmo e reflexão valorativa. Então, preparem-se para desafiar suas mentes enquanto exploram os procedimentos da “carnavalização”, da “paródia” e da “sátira” na história de Shrek.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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