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dc.contributor.authorVasconcelos, Jandira Reis-
dc.contributor.authorLima, Francisco Valdivino Rocha-
dc.contributor.authorSantos, João Antonio Belmino dos-
dc.date.accessioned2025-02-24T15:14:06Z-
dc.date.available2025-02-24T15:14:06Z-
dc.date.issued2024-01-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, J. R.; LIMA, F. V. R.; SANTOS, J. A. B. Índice para avaliar a visibilidade de patentes em universidades federais do Brasil. Revista Observatorio de La Economia Latinoamericana, Curitiba, v.22, n.4, p. 01-27, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1696-8352-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21253-
dc.description.abstractThe visibility of patents is of fundamental importance so that inventors, entrepreneurs, researchers, or anyone else has easy and guaranteed access to innovations developed in universities. This article presents a methodology that aims to evaluate the visibility of patents in universities. It is based on a model, composed of dimensions and indicators, with multicriteria decision analysis, through the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, from which it was possible to assign weights to these indicators that condition the visibility of patents. From then on, the mathematical modeling for the construction of the index was developed, as well as the criteria for classifying the level of visibility of patents. As a result, it presents the Patent Visibility Index (PVI), composed of three dimensions and fourteen indicators. It is hoped that with this tool it will be possible to measure the extent to which the university highlights its patents, due to the mechanisms used for dissemination, as well as to assist managers in decision-making when evaluating the impact of the dissemination of innovations in universities.eng
dc.description.abstractLa visibilidad de las patentes es de fundamental importancia para que los inventores, empresarios, investigadores o cualquier otra persona tenga un acceso fácil y garantizado a las innovaciones desarrolladas en las universidades. En este artículo se presenta una metodología que tiene como objetivo evaluar la visibilidad de las patentes en las universidades. Se basa en un modelo, compuesto por dimensiones e indicadores, con análisis de decisión multicriterio, a través del método del Proceso Analítico Jerárquico (AHP), a partir del cual fue posible asignar pesos a estos indicadores que condicionan la visibilidad de las patentes. A partir de entonces, se desarrolló la modelación matemática para la construcción del índice, así como los criterios para clasificar el nivel de visibilidad de las patentes. Como resultado, presenta el Índice de Visibilidad de Patentes (PVI), compuesto por tres dimensiones y catorce indicadores. Se espera que con esta herramienta se pueda medir el grado en que la universidad destaca sus patentes, debido a los mecanismos utilizados para la difusión, así como ayudar a los gestores en la toma de decisiones a la hora de evaluar el impacto de la difusión de las innovaciones en las universidades.spa
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Observatorio de La Economia Latinoamericana-
dc.subjectPatentespor
dc.subjectÍndicespor
dc.subjectVisibilidadepor
dc.subjectIndicadores de tecnologiapor
dc.subjectUniversidades - Faculdadespor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectPatentseng
dc.subjectIndexeseng
dc.subjectVisibilityeng
dc.subjectTechnology indicatorseng
dc.subjectUniversities - Collegeseng
dc.subjectVisibilidadspa
dc.subjectIndicadores tecnológicosspa
dc.subjectUniversidades - Colegiosspa
dc.subjectInnovaciones tecnológicasspa
dc.titleÍndice para avaliar a visibilidade de patentes em universidades federais do Brasilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseNÃO uso comercial. Não modificação: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA visibilidade das patentes é de fundamental importância para que inventores, empresários, pesquisadores, ou qualquer pessoa tenha facilidade e garantia de acesso às inovações desenvolvidas nas universidades. Neste artigo apresenta-se uma metodologia que visa avaliar a visibilidade das patentes nas universidades. Tem como base um modelo, composto por dimensões e indicadores, com análise de decisão multicritério, através do método Analytic Hierarchy Process (AHP), do qual foi possível atribuir pesos aos referidos indicadores que condicionam a visibilidade das patentes. A partir de então desenvolveu-se a modelagem matemática para a construção do índice, bem como os critérios para a classificação do nível de visibilidade das patentes. Como resultado, apresenta o Índice de Visibilidade das Patentes (IVP), composto por três dimensões e quatorze indicadores. Espera-se que com esta ferramenta possa se mensurar o quanto a universidade coloca em evidência as suas patentes, em virtude dos mecanismos utilizados para divulgação, bem como auxiliar aos gestores na tomada de decisão ao avaliar o impacto da divulgação das inovações nas universidades.pt_BR
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