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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21276
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | França, Dalila Xavier de (Org.) | - |
dc.contributor.author | Lima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.) | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T21:04:19Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T21:04:19Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21276 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation | Apoio: Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe, Fapitec e Universidade Federal de Sergipe. | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escolas | por |
dc.subject | Preconceitos | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Identidade social | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexismo | por |
dc.subject | Heterossexismo | por |
dc.subject | Capacitismo | por |
dc.title | Enfrentando o preconceito na escola: contribuições da psicologia social | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES), alinhado com os objetivos da escola e conhecendo a relação direta dos conflitos e das violências com as práticas e crenças preconceituosas, desenvolveu um programa de intervenções de enfrentamento e combate às diversas formas de preconceito. Neste livro, são apresentados os resultados e as reflexões acerca das atividades realizadas em uma escola pública do estado de Sergipe, além de aprofundamentos teóricos que podem trazer luz à compreensão e, quiçá, à solução dos conflitos e das violências na escola, os quais, defendemos, têm como principal raiz os conflitos e as intolerâncias identitárias bem como as crenças preconceituosas sobre os grupos sociais. As intervenções nas escolas requerem não só planejamento quanto às especificidades do local, do público e dos objetivos que se quer alcançar mas também fundamentação em estudos científicos, ou seja, é importante que elas tenham sido testadas em grupos e contextos semelhantes, que sejam informativas e interativas com o público a que se destina, adaptadas aos seus interesses. As intervenções devem, ainda, seguir etapas de aprofundamento; para isso, é importante conhecer o público com base em diagnósticos prévios a implementação, e que, posteriormente, seja avaliada a sua efetividade. Esse aprofundamento demanda o conhecimento do tema que será desenvolvido, seu funcionamento e papel dentro do contexto social no qual os atores atuam. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPS - Livros e capítulos de livros OPPES - Publicações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EnfrentandoPreconceitoEscolaContribuicoesPsicologiaSocial.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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