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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Dalila Xavier de (Org.)-
dc.contributor.authorLima, Marcus Eugênio Oliveira (Org.)-
dc.date.accessioned2025-02-26T21:04:19Z-
dc.date.available2025-02-26T21:04:19Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21276-
dc.languageporpt_BR
dc.relationApoio: Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Sergipe, Fapitec e Universidade Federal de Sergipe.pt_BR
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectPreconceitospor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexismopor
dc.subjectHeterossexismopor
dc.subjectCapacitismopor
dc.titleEnfrentando o preconceito na escola: contribuições da psicologia socialpt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO Observatório Permanente dos Preconceitos em Escolas de Sergipe (OPPES), alinhado com os objetivos da escola e conhecendo a relação direta dos conflitos e das violências com as práticas e crenças preconceituosas, desenvolveu um programa de intervenções de enfrentamento e combate às diversas formas de preconceito. Neste livro, são apresentados os resultados e as reflexões acerca das atividades realizadas em uma escola pública do estado de Sergipe, além de aprofundamentos teóricos que podem trazer luz à compreensão e, quiçá, à solução dos conflitos e das violências na escola, os quais, defendemos, têm como principal raiz os conflitos e as intolerâncias identitárias bem como as crenças preconceituosas sobre os grupos sociais. As intervenções nas escolas requerem não só planejamento quanto às especificidades do local, do público e dos objetivos que se quer alcançar mas também fundamentação em estudos científicos, ou seja, é importante que elas tenham sido testadas em grupos e contextos semelhantes, que sejam informativas e interativas com o público a que se destina, adaptadas aos seus interesses. As intervenções devem, ainda, seguir etapas de aprofundamento; para isso, é importante conhecer o público com base em diagnósticos prévios a implementação, e que, posteriormente, seja avaliada a sua efetividade. Esse aprofundamento demanda o conhecimento do tema que será desenvolvido, seu funcionamento e papel dentro do contexto social no qual os atores atuam.pt_BR
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