Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21318
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Tecnologias de gaseificação de biomassa lignocelulósica para produção de biohidrogênio
Autor : Santana, Hortência Elucielly Pereira de
Silva, Isabelly Pereira da
Ruzene, Denise Santos
Silva, Daniel Pereira da
Fecha de publicación : may-2024
Resumen: O hidrogênio gerado a partir da gaseificação de biomassa lignocelulósica promete desempenhar um papel crucial na transição para um sistema energético de baixo carbono. Além de ajudar a reduzir as emissões de CO2, esse pode ser obtido a partir da valorização de resíduos agrícolas e agroindústrias. No processo termoquímico, a lignocelulose é despolimerizada e convertida em gás de síntese, mistura gasosa composta principalmente por H2, CO, CO2 e CH4 e que pode ser empregada na síntese de biohidrogênio e biocombustíveis líquidos. Entretanto, estas aplicações ainda são tecnicamente limitadas em escala comercial, pois exigem um gás de alta pureza e elevada razão de H2/CO, fatores que são influenciados pela natureza da matéria-prima, aparatos disponíveis e condições operacionais. Assim, sabendo dos benefícios ambientais e econômicos da utilização da biomassa lignocelulósica como fonte alternativa aos fósseis, este estudo propõe uma breve revisão sobre as tecnologias de gaseificação, circunstâncias operacionais e técnicas emergentes empregadas para produção de um gás rico em hidrogênio via gaseificação de biomassa lignocelulósica.
Palabras clave : Gaseificação
Biomassa lignocelulósica
Gás de síntese
Biohidrogênio
Bioenergia
ISSN : 2446-8339
Es parte de: Anais do V Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (CONEPETRO)
Idioma : por
Citación : SANTANA, Hortência Elucielly Pereira de et al. Tecnologias de gaseificação de biomassa lignocelulósica para produção de biohidrogênio. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA E PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS, 5., 2024, Aracaju. Anais eletrônicos [...]. Aracaju: CONEPETRO: Even3, 2024. Disponível em: https://static.even3.com/anais/810057.pdf. Acesso em: 6 mar. 2025.
License: Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21318
Aparece en las colecciones: DEPRO - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TecnologiasGaseificacaoBiomassaLignocelulosica.pdf308,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.