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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Eloina Santos-
dc.date.accessioned2025-03-19T15:24:54Z-
dc.date.available2025-03-19T15:24:54Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eloina Santos. Sensemaking e tomada de decisão na gestão educacional de escolas privadas de Simão Dias–SE. 2023. 159 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21384-
dc.description.abstractBasic education as a benchmark for building citizenship and the right of all suffered a significant impact during the pandemic period, when schools were forced to close their doors, abdicating daily socialization among their students. Despite the existing difficulties, school administrators found themselves faced with a time to mediate even more elements: such as concern for everyone's health, thinking about strategies that maintain the operation of the school institution and the teaching-learning process, as well as achieving support the challenges in the financial impact that the situation brought to keep private schools active. Faced with this scenario, which impacts children, adolescents, families, managers, teachers and society itself, considering the obstacles to maintaining learning for future generations, it was considered important to study the understanding of the sensemaking process in decision-making in the educational management of private schools in the city of Simão Dias-SE. The aim was to carry out an analysis from a more subjective perspective, considering the singularities of each individual's experiences and personality that impact the way they analyse and create meanings of situations and events. Considering these points, theoretical concepts of sensemaking, decision-making and school management were used. In order to make an in-depth analysis of the subjective aspects possible, an exploratory and descriptive qualitative research was carried out, with the application of a semi-structured interview and a psychological personality test, in a multiple case study. As for the construction of meanings of the interviewed managers, one can notice the influence of personal experiences and personality and emotional aspects in the way they create meaning and make their decisions, as well as the strong presence of intuition in the decisions taken. Decisions do not always occur in a structured manner or in accordance with pre-established decision-making models, but are built on a day-to-day basis based on the uniqueness of each event and on the managers' sensemaking and intuition process. The study brings contributions about the process of understanding decision-making in educational management.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectSensemakingpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDecision makingeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.titleSensemaking e tomada de decisão na gestão educacional de escolas privadas de Simão Dias–SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Montenegro, Ludmilla Meyer-
dc.description.resumoA educação básica como referencial da construção de cidadãos e direito de todos sofreu um impacto significante durante o período pandêmico, em que as escolas foram obrigadas a fechar as portas, abdicando da socialização diária entre seus alunos. Apesar das dificuldades já existentes, os gestores escolares se viram diante de um momento de mediar ainda mais elementos: como a preocupação com a saúde de todos, pensar em estratégias que mantenham o funcionamento da instituição escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como conseguir suportar os desafios no impacto financeiro que a situação trouxe para manter ativas as escolas particulares. Diante desse cenário, que impacta crianças, adolescentes, família, gestores, professores e a própria sociedade, considerando os empecilhos em manter a aprendizagem das futuras gerações, considerou-se importante estudar a compreensão do processo de sensemaking nas tomadas de decisão na gestão educacional de escolas privadas da cidade de Simão Dias-SE. Visou-se a realização de uma análise sob uma perspectiva mais subjetiva, considerando as singularidades das experiências e personalidade de cada indivíduo que impacta na forma como analisa e cria significados das situações e eventos. Considerando esses pontos, fez-se uso de concepções teóricas do sensemaking (criação de sentidos), da tomada de decisão e da gestão escolar. Para tornar possível uma análise aprofundada nos aspectos subjetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, com a aplicação de entrevista semiestruturada e um teste psicológico de personalidade, em um estudo de casos múltiplos. Quanto à construção de sentidos das gestoras entrevistadas pode-se notar a influência das experiências pessoais e de aspectos da personalidade e emocionais no modo como criam sentido e tomam suas decisões, bem como a forte presença da intuição nas decisões tomadas. As decisões nem sempre ocorrem de maneira estruturada ou de acordo com modelos de tomadas de decisões pré-estabelecidos, mas são construídas no dia a dia com base na singularidade de cada evento e no processo de sensemaking e intuição das gestoras. O estudo traz contribuições acerca do processo de compreensão da tomada de decisões na gestão educacional.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração

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