Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21398
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorJesus, Maria Nayane Mendonça de-
dc.date.accessioned2025-03-20T14:52:00Z-
dc.date.available2025-03-20T14:52:00Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationJESUS, Maria Nayane Mendonça de. O uso do scratch no estudo de equações e sistemas de equações polinomiais de 1° grau junto a estudantes com TEA. TCC (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21398-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the contributions of using Scratch as an educational tool in teaching and learning Equations and Systems of 1st-degree Polynomial Equations with elementary school students with Autism Spectrum Disorder. For this, we used the Theory of Didactic Situations (TSD), which was developed by the Frenchman Guy Brousseau around the 1970s. The research was conducted using Didactic Engineering as its methodological foundations, using a game developed in Scratch, called “Fluxo de Veículos” as an instrument. The game was designed to address the contents of Equations and Systems of 1st-degree Polynomial Equations and was applied to two students with ASD in the 7th grade of elementar school in a public school. The results of this study showed that Scratch can contribute to the development of cognitive skills, such as attention, organization and perception. Furthermore, we also found that the students understood and achieved both the educational and recreational objectives of the game and that despite having difficulties, whether related to the counting or reading process, these can be overcome by providing them with support materials to perform the counting and read the written information that appears throughout the game. In short, we believe that Scratch may have contributed to the students' learning about Equations and Systems of First-degree Polynomial Equations, since during institutionalization they highlighted aspects that allowed us to judge that the knowledge had been acquired.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEquaçãopor
dc.subjectEquações polinomiais de 1º graupor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectScratcheng
dc.subjectEquationeng
dc.subjectPolynomial Equationeng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.titleO uso do scratch no estudo de equações e sistemas de equações polinomiais de 1° grau junto a estudantes com TEApt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nery, Érica Santana Silveira-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do uso do Scratch enquanto uma ferramenta educacional no ensino e na aprendizagem de Equação e Sistemas de Equações Polinomiais de 1o grau junto a estudantes do Ensino Fundamental com Transtorno do Espectro Autista. Para isto, recorremos à Teoria das Situações Didáticas (TSD) que foi elaborada pelo francês Guy Brousseau por volta dos anos de 1970. A pesquisa foi conduzida tendo como fundamentos metodológicos a Engenharia Didática, utilizando como instrumento um jogo desenvolvido no Scratch, denominado “Fluxo de Veículos”. O jogo foi projetado para abordar os conteúdos de Equações e Sistemas de Equações Polinomiais de 1o grau e foi aplicado junto a dois estudantes com TEA do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública. Os resultados deste estudo, evidenciaram que o Scratch, pode contribuir no desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: atenção, organização e percepção. Ademais, constatamos ainda que os estudantes compreenderam e alcançaram tanto o objetivo pedagógico quanto lúdico do jogo e que apesar de apresentarem dificuldades, sejam estas ligadas ao processo de contagem ou de leitura, estas podem ser superadas, isto ao possibilitar-lhes materiais de apoio para a realização da contagem e a realização da leitura das informações escritas que aparecem ao longo do jogo. Em suma, acreditamos que o Scratch pode ter contribuído para que os estudantes aprendessem sobre Equação e Sistemas de Equações Polinomiais de 1º grau, uma vez que durante a institucionalização eles destacaram aspectos que nos permitiram julgar que o conhecimento fora adquirido.pt_BR
dc.publisher.departmentDMAI - Departamento de Matemática – Itabaiana - Preencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Nayane_Mendonça_Jesus.pdf1,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.