Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21483
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Helaine Meneses do-
dc.contributor.authorLuft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.contributor.authorSantos, Liliane Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-27T19:46:54Z-
dc.date.available2025-03-27T19:46:54Z-
dc.date.issued2012-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, H. M. et al. E-commerce: perfil dos e-consumidores entre os estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Administração Científica, Aquidabã, v. 3, n. 2, p. 25‐40, fev. 2013. Disponível em: https://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/ESS2179-684X.2012.002.0002/204. Acesso em: 27 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2179‐684X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21483-
dc.description.abstractIn the last two decades, issues concerning the role and influence of electronic commerce have sprung up as a focus of survey amongst academic researchers and professionals. Many studies about the Internet and electronic commerce (EC) are grounded in the organizational context. In this article, EC is related to the need to know the target audience, so it was necessary to trace the e-consumer profile of the Business Management students of the Universidade Federal de Sergipe (the federal university in the state of Sergipe - Brazil). The aims were to identify the socioeconomic characteristics of the students, the aspects of Internet access, their experiences with e-commerce, and the attraction factors of shopping on websites. In order to evaluate the profile of these e-consumers, Technographics theory, proposed by Modahl (2000), was used. This theory consists of a model of division of online consumers into three dimensions, mixing demographic aspects, psychographic (income, attitude towards technology), and main motivation (career, family, or entertainment). A descriptive and quantitative research through a questionnaire with students was conducted. Among the findings, 58% of respondents have already purchased something on the Internet, with a greater presence of young people between 18 and 22 years old, middle-class. However, purchase frequency is low. One may conclude that the participation of these students in e-commerce is still incipient, but that they are likely to be large virtual consumers in the future. Furthermore, this research provides greater inquiries into the theme of e-commerce and suggests further investigations in other graduate programs and at other universities as well.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSustenere Publishingpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Administração Científicapt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectPerfil consumidorpor
dc.subjectE-commerceeng
dc.subjectInterneteng
dc.subjectConsumer profileeng
dc.titleE-commerce: perfil dos e-consumidores entre os estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.title.alternativeE-commerce: e-consumers profile among students of the Federal University of Sergipe, Brazileng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNas últimas duas décadas, questões relativas ao papel e à importância do comércio eletrônico têm surgido como foco de pesquisa entre acadêmicos e profissionais. Diversas pesquisas sobre a internet e o comércio eletrônico (CE) são fundamentados no contexto organizacional. Neste artigo, o CE está relacionado com a necessidade de conhecer seu público-alvo, assim buscou-se traçar o perfil e-consumidor dos estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Sergipe. Os objetivos procuram identificar as características socioeconômicas dos estudantes, os aspectos do acesso à Internet, suas experiências com o e-commerce e os fatores de atração de compras nos websites. Para avaliar o perfil desses e-consumidores, foi utilizada a teoria Technographics, proposta por Modahl (2000). Essa teoria consiste em um modelo para separar os consumidores on-line em três dimensões, misturando aspectos demográficos, psicográficos (renda, postura diante da tecnologia) e motivação principal (carreira, família ou entretenimento). Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa mediante a aplicação de questionário com os estudantes. Entre os resultados encontrados, 58% dos entrevistados já realizaram compras pela Internet, havendo maior presença de jovens entre 18 e 22 anos, de classe média, porém a frequência de compra é baixa. Conclui-se que a participação desses estudantes no comércio eletrônico ainda é incipiente, mas estão propensos a serem, futuramente, grandes consumidores virtuais. Ademais, essa pesquisa possibilita maiores incursões na temática do comércio eletrônico e sugere novas investigações em outros cursos de graduação assim como em outras universidades.pt_BR
dc.description.localAquidabãpt_BR
Aparece en las colecciones: DAD - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PerfilEconsumidoresEstudantesAdminstracao.pdf469,26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.