Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Joseilze Santos-
dc.contributor.authorSilva, Flávia Janólio Costacurta Pinto da-
dc.contributor.authorMattos, Maria Cláudia Tavares de-
dc.contributor.authorRibeiro, Caíque Jordan Nunes-
dc.contributor.authorNascimento, Flávio dos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Ilda Alves de-
dc.date.accessioned2025-03-27T20:48:06Z-
dc.date.available2025-03-27T20:48:06Z-
dc.date.issued2013-05-
dc.identifier.citationANDRADE, J. S. et al. The use of an educational game in the teaching-learning process of the madeleine leininger’s theory: experience report. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 7, n. 5, p. 1463-1468, maio 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11634. Acesso em: 27 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8963-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21487-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever a experiência na construção e validação de um jogo educativo no processo de ensino-aprendizagem da Teoria da Universalidade e Diversidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, avaliativo, do tipo relato de experiência, com discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe, desenvolvido em três etapas: 1) Construção do jogo educativo. 2) Aplicação deste recurso didático com avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos. 3) Validação do mesmo. Este estudo teve seu projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE nº 0351.0.107.000-11. Resultados: Os alunos que tiveram apenas aula expositiva como recurso didático obtiveram um menor rendimento. Os que utilizaram exclusivamente a dinâmica do jogo educativo apresentaram melhor desempenho, enquanto os alunos submetidos às duas metodologias de ensino apresentaram um rendimento intermediário em relação aos demais. Conclusão: A utilização do Sunrise Game, como recurso didático, mostrou-se adequada para a temática em questão.por
dc.description.abstractObjetivo: describir la experiencia en la construcción y validación de un juego educativo en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Teoría de la Universalidad y de la Diversidad del Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Metodología: se realizó un estudio descriptivo, evaluativo, en la forma de relato de experiencia con alumnos del curso de graduación en Enfermería de la Universidad Federal de Sergipe. Se desarrolló en tres etapas: la construcción de un juego educativo; aplicación, de este recurso didáctico con evaluación de los conocimientos adquiridos por los estudiantes, seguidos por la validación del mismo. Resultados: los estudiantes que sólo tuvieron clases expositivas como recurso didáctico tuvieron un desempenõ más bajo, los que utilizaron sólo la dinámica de juego educativo mostraron un mejor desempeño, mientras que los estudiantes sometidos a los dos métodos de enseñanza mostraron un comportamiento intermedio en relación a los demás. Conclusión: el uso del Sunrise game como recurso didáctico demostró ser adecuado para el tema en cuestión.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Enfermagem UFPE Onlinept_BR
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectGames and toyseng
dc.subjectNursing theoryeng
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectJogos e brinquedospor
dc.subjectTeoria de enfermagempor
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectAprendizajespa
dc.subjectJuegos y juguetesspa
dc.subjectLa teoría de enfermeríaspa
dc.titleThe use of an educational game in the teaching-learning process of the madeleine leininger’s theory: experience reportpt_BR
dc.title.alternativeUtilização de um jogo educativo no processo ensino-aprendizagem da teoria de madeleine leininger: relato de experiênciapor
dc.title.alternativeEl uso del juego en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la teoría de madeleine leininger: relato de experienciaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoObjective: To describe the experience in the construction and validation of an educational game in the teaching-learning process of the Cultural Care Diversity and Universality Theory of Madeleine Leininger. Methods: We conducted a descriptive, evaluative, and experience report-centered study, which was carried out with students from the Undergraduate Nursing Course at the UFS, developed in three stages: 1) Construction of an educational game. 2) Application of this didactic resource through the assessment of the knowledge acquired by the students. 3) Validation of the aforementioned game. The research project was approved by the Ethics Research Committee under CAAE nº 0351.0.107.000-11. Results: Students who only experienced the lecture class method as a teaching resource had a lower performance. Students who exclusively made use of the dynamics of the educational game achieved better performance, while students subjected to both teaching methodologies showed an intermediate performance in comparison to the others.Conclusion: The use of the Sunrise Game as a teaching resource was considered suitable for the topic at stake.pt_BR
dc.description.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:DEN - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducationalGameLearningProcess.pdf381,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
JogoEducativoProcessodeAprendizagem.pdf350,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.