Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Amanda Monteiro-
dc.date.accessioned2025-03-31T17:52:37Z-
dc.date.available2025-03-31T17:52:37Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationMELO, Amanda Monteiro. Projetar mulheres: o álbum de figurinhas como recurso pedagógico no ensino de história no semiárido alagoano. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21492-
dc.description.abstractThis work aims to create an album of figures with women in different times and spaces, as a pedagogical resource in history classes, in elementary school II (6th to 9th grade). Having a semi-arid region of Alagoas as a space for analysis and performance. The album consists of 39 pictures, a selection of profiles made from objects of knowledge and skills of the BNCC. On the other hand, we take into account the findings made by Simone de Beauvoir (1960); Michelle Perrot (2008) and Elaine Pires (2016), indicating that women need history and that for a long time their voices were silenced, silence reflected in history classes. Three concepts identified paths and accompany us in this research: Semi-arid; Gender and history teaching, living, pulsating fields that are involved in struggles, pensions and social projects. Thus, the semi-arid region of Alagoas is presented in the same holistic perspective as Malvezzi (2007), it is not limited to natural aspects, it includes political, economic, social and cultural processes. With regard to the concept of gender, we dialogue with the work of Federici (2017) Kergoat (2010); Biroli (2018) and Hooks (2013), for them, gender should not be treated as a purely cultural reality, as well as several markers such as class, race, ethnicity, regionality, generation, sexuality, specific characteristics such as feminist struggles. Having an interdependence of these social categories, both at the theoretical level and in the practice of the social movements of women and workers. It does not refer to the teaching of history discussed with the productions of Alves (2013); Cerri (2011); Germinari (2011) and Guimarães (2017). In addition to the picture album, it creates a blog with the profile of women who are part of this research, as well as indications of sources that can be used in research work in the classroom, by teachers and students. Through the album of figures it is possible to problematize the meanings of a woman historically. When separating with life trajectories that approach or distance themselves from the way of life of students, the @ are another resource to automatically recognize themselves as characters in the story, in the same way that characters that compose or sticker albums appear as protagonists of your own life.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectMulheres alagoanaspor
dc.subjectÁlbum de figurinhaspor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectHistória das mulherespor
dc.subjectSemiárido de Alagoaspor
dc.subjectSticker albumeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectGenreeng
dc.subjectHistory of womeneng
dc.subjectSemiarid region of Alagoaseng
dc.titleProjetar mulheres: o álbum de figurinhas como recurso pedagógico no ensino de história no semiárido alagoanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Lucas Miranda-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de elaborar um álbum de figurinhas com mulheres em diversos tempos e espaços, como recurso pedagógico nas aulas de história, do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Tendo a região semiárida de Alagoas como espaço de análise e atuação. O álbum é composto por 39 figurinhas e a seleção dos perfis foi feita a partir dos objetos de conhecimento e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Por outro lado, levamos em consideração as constatações feitas por Simone de Beauvoir (1960); Michelle Perrot (2008) e Elaine Pires (2016), ao indicarem que as mulheres precisam de história e que por muito tempo suas vozes foram silenciadas, silêncio este refletido nas aulas de história. Três conceitos indicam caminhos e nos acompanham nesta pesquisa: Semiárido; Gênero e ensino de História, campos vivos, pulsantes, que estão envoltos em lutas, tensões e projetos de sociedade. Assim, o Semiárido de Alagoas é entendido na mesma perspectiva holística de Malvezzi (2007), não se limita aos aspectos naturais, inclui processos políticos, econômicos, sociais e culturais. Com relação ao conceito de gênero, dialogamos com os trabalhos de Federici (2017) Kergoat (2010); Biroli (2018) e Hooks (2013); para elas, o gênero não deveria ser tratado como uma realidade puramente cultural, assim como os diversos marcadores como classe, raça, etnia, regionalidade, geração, sexualidade, trazem especificidades as lutas feministas. Havendo uma interdependência dessas categorias sociais, tanto no plano teórico como na prática dos movimentos sociais de mulheres e trabalhadoras. No que se refere ao ensino de história, conversamos com as produções de Alves (2013); Cerri (2011); Germinari (2011) e Guimarães (2017). Além do álbum de figurinhas, foi criado um blog2 com o perfil das mulheres que fazem parte dessa pesquisa, bem como indicações de fontes que podem ser utilizadas no trabalho de pesquisa em sala de aula por docentes e discentes. Por meio do álbum de figurinhas é possível problematizar os significados de ser mulher em diferentes contextos históricos. Ao se deparar com trajetórias de vida que se aproximam ou se distanciam do modo de viver d@s3 discentes, el@s teriam mais um recurso para se auto reconhecerem como sujeitos da história, da mesma forma que as personagens que compõe o álbum de figurinhas, aparecem como protagonistas de suas próprias vidas.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA_MONTEIRO_MELO.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.