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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Estudos clássicos nos cursos de letras no Brasil: estudo bibliométrico via linguística de corpus
Autor(es): Rocha, Jovane Cabral Guerra da Silva
Data do documento: 11-Fev-2025
Orientador: Santos, Cezar Alexandre Neri
Resumo: Após acesso à Open Syllabus, plataforma com maior base de dados de ementas acadêmicas (syllabi) do mundo, com mais de 20 milhões de ementas de 140 países, identificamos os dados referentes aos currículos de universidades brasileiras como lacunares. Influenciados por tal ausência, justificamos, com a delimitação do objeto de análise aos Estudos Clássicos, compilar corpora acerca desse objeto e investigar aspectos bibliográficos que permitam retratar, como objetivo geral, o quadro teórico e referencial do ensino-aprendizagem de línguas e literaturas latina e grega no Brasil contemporâneo. Isso se deu em paralelo à construção de um website, cujo intuito é divulgar os corpora construídos na pesquisa, assim como as obras e autores identificados nela. Os objetivos específicos de rastrear acuradamente e interpretar tradições epistemológicas dos Estudos Clássicos no país, de monitorar a rede de universidades federais que (não) ofereçam componentes curriculares desse escopo nos cursos de Letras e de fazer um ranqueamento de obras e de autores pela seleção de ementas em nível de graduação, permitiram a produção de amostragens bibliométricas, a análise crítica, a apresentação da revisão integrativa nessa área e a discussão dos resultados. Como fundamentação teórico-metodológica, valemo-nos dos pressupostos da Linguística de Corpus (Sardinha, 2004; McEnery e Hardie, 2012; Aluísio e Almeida, 2006). O estudo, até aqui, ratifica a supremacia do estudo da língua latina frente à grega, a permanência de uma tradição pedagógica estritamente gramatical, do uso de obras antigas em detrimento de obras didáticas recentes.
Abstract: After accessing Open Syllabus, a platform with the largest database of academic syllabi in the world, with over 20 million syllabi from 140 countries, we identified gaps in the data related to the curricula of Brazilian universities. Influenced by this lack, we justified, by delimiting the object of analysis to Classical Studies, compiling corpora about this object and investigating bibliographical aspects that allow us to portray, as a general objective, the theoretical and referential framework of teaching and learning Latin and Greek languages and literature in contemporary Brazil. This was done in parallel with the construction of a website, whose purpose is to disseminate the corpora constructed in the research, as well as the works and authors identified in it. The specific objectives of accurately tracking and interpreting epistemological traditions of Classical Studies in the country, of monitoring the network of federal universities that (do not) offer curricular components of this scope in their Literature courses, and of ranking works and authors by selecting undergraduate syllabi, allowed the production of bibliometric samples, critical analysis, presentation of the integrative review in this area, and discussion of the results. As a theoretical and methodological basis, we used the assumptions of Corpus Linguistics (Sardinha, 2004; McEnery and Hardie, 2012; Aluísio and Almeida, 2006). The study, up to this point, confirms the supremacy of the study of the Latin language over the Greek language, the persistence of a strictly grammatical pedagogical tradition, and the use of ancient works to the detriment of recent didactic works.
Palavras-chave: Linguística de corpus
Bibliometria
Estudo e ensino
Currículos
Estudos clássicos
Revisão integrativa
Corpus linguistics
Classical studies
Integrative review
Bibliometrics
Curriculum
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: ROCHA, Jovane Cabral Guerra da Silva. Estudos clássicos nos cursos de letras no Brasil: estudo bibliométrico via linguística de corpus. 2025. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21516
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