Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Tiago de Jesus-
dc.contributor.authorOliveira, Juliene Santos-
dc.contributor.authorAttie, João Paulo-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:45:27Z-
dc.date.available2025-04-03T20:45:27Z-
dc.date.issued2017-06-
dc.identifier.citationSOUZA, K. O.; OLIVEIRA, J. S.; ATTIE, J. P. Grupo colaborativo contribuindo para a formação dos licenciandos em matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 93-101, jun. 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/296/305. Acesso em: 3 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2526-9062-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21539-
dc.description.abstractIn this paper, we describe, at the outset, the difficulties in the formation of the career of teacher of Mathematics, addressing some characteristics and problems of the initial phase of teaching, especially the great distance between what is studied and required in the degree course and the reality Professional life. This article intends to show how the participation in a collaborative group can contribute, in the formation of the future teacher, to minimize some of the difficulties existing in the irst contacts with the professional life. As an example, we have witnessed the development of a collaborative group in the Institutional Program for the Initiation to Teaching (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID-Mathematics) of the "Universidade Federal de Sergipe". The results point to significant contributions, due to the participation in this group, for all the members, thus reducing the distance between the reality of the academy and the schoolreality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectGrupo colaborativopor
dc.subjectPIBID-matemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectCollaborative groupeng
dc.subjectPIBID-mathematicseng
dc.subjectTeaching mathematicseng
dc.titleGrupo colaborativo contribuindo para a formação dos licenciandos em matemáticapt_BR
dc.title.alternativeColaborative group contributing to training of math graduateseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, descreve-se, de início, as dificuldades na formação para a carreira de professor de Matemática, abordando algumas características e problemas da fase inicial da docência, especialmente a grande distância entre o que é estudado e exigido no curso de licenciatura e a realidade da vida profissional. Este artigo pretende mostrar de que formas a participação em um grupo colaborativo pode contribuir, na formação do futuro docente, para minimizar algumas das dificuldades existentes nos primeiros contatos com a vida profissional. Como exemplo, testemunhamos o desenvolvimento de um grupo colaborativo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID–Matemática) da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados apontam para significativas contribuições, devidas à participação nesse grupo, para todos os integrantes, diminuindo assim este distanciamento entre a realidade da academia e a realidade escolar.pt_BR
dc.description.localSão Paulopt_BR
Aparece nas coleções:DMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GrupoColaborativoFormacaoMatematica.pdf326,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.