Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Riclaudio Silva-
dc.contributor.authorSantos, Ricardo Silva-
dc.contributor.authorSantos, Gabriel Carvalho-
dc.contributor.authorTavares, Kaio César de Oliveira-
dc.contributor.authorRafael, Larissa Monteiro-
dc.contributor.authorLira, Daniel Rodrigues de-
dc.contributor.authorSantos, Cristiano Aprígio dos-
dc.date.accessioned2025-04-08T13:53:24Z-
dc.date.available2025-04-08T13:53:24Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationSANTOS, R. S. et al. Aplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologia. Revista de Geografia, Recife, v. 35, n. 4, p. 83-91, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/238205/30034. Acesso em: 8 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn0104-5490-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21608-
dc.description.abstractThe Augmented RealitySandbox (SARndbox) represents a relevant teaching methodology for Geosciences, especially Geomorphology. Nevetheless, in Brasil, it has been little applied. This tool allows, by the user, the designing of a 3D hypsometric representation and, from a motion sensor, a digital projector and a set of software, several topographic model can be projected. With the aim to presentthe methodology application results, this article exposes the tool elaboration steps along with the support material required to build it.SARndboxwas applied at the Federal University of Sergipe, targeting Primary and Secondary school teachers and students, as well as Higher Education Students. Thereafter this tool allowed to discuss Geomorphology concept as well as to demonstrate Sergipe’s geomorphology characteristics with 3D topographic modelseng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCaixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox)por
dc.subjectGeomorfologiapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAugmented Reality Sandbox (SARndbox)eng
dc.subjectGeomorphologyeng
dc.titleAplicação da SARNDBOX no ensino de geomorfologiapt_BR
dc.title.alternativeSARNDBOX appliance for geomorphology teachingeng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA Caixa de Areia de Realidade Aumentada (SARndbox) aborda uma metodologia relevante para o ensino de Geociências, em especial a Geomorfologia. Sua utilização, porém, ainda é pouco difundida no Brasil. Essa ferramenta permite a criação de uma representação hipsométrica 3D pelo usuário e, a partir de um senso de movimento, um projetor digital e um conjunto de softwares, modelos topográficos diversos podem ser projetados. Com o objetivo de expor os resultados obtidos com a aplicação da mesma, são apresentados os passos de elaboração da ferramenta, juntamente com os materiais necessários para a sua construção. A SARNDBOX foi aplicada na Universidade Federal de Sergipe, tendo como público-alvo professores e alunos da educação básica, assim como alunos do ensino superior. Com a ferramenta foi possível discutir conceitos da Geomorfologia, assim como demonstrar em modelos topográficos em 3D as características da geomorfologia sergipanapt_BR
dc.description.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:DGEI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicacaoSarndboxEnsinoGeomorfologia.pdf507,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.