Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21635
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Educação, ética e sustentabilidade no fortalecimento a cidadania ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Education, ethics and sustainability in strengthening environmental citizenship Educación, ética y sostenibilidad en el fortalecimiento de la ciudadanía ambiental |
Autor(es): | Santos, Laysa da Hora Batista, Rosana de Oliveira Santos |
Data do documento: | Ago-2018 |
Resumo: | No mundo, a água tornou-se um bem dotado de valor econômico presente em todos os processos da vida humana. Nessa direção, este artigo objetiva iniciar um diálogo acerca da problemática socioambiental com ênfase nos corpos hídricos e sua conexão com a promoção da sustentabilidade. É com o intuito de mediar discussões que permeiam a relação sociedade-ambiente no processo de construção da ética e cidadania ambiental que buscamos uma reflexão a fim de fomentar a formação educacional dos alunos, mediante a transformação de sujeitos sociais comprometidos com suas práticas, no que se refere a gestão dos recursos hídricos. O artigo é de cunho bibliográfico e seus procedimentos pautam-se em revisão de literatura de livros, periódicos e dissertações sobre as temáticas em tela. Em nossas considerações observamos que as reflexões acerca da cidadania ambiental contribuem de forma satisfatória para uma educação voltada à conservação e reconhecimento da importância da relação sociedade-natureza, o que fortalece o processo de formação da identidade entre a comunidade escolar e o lugar de vivência e permanência social. |
Abstract: | In the world, water has become an asset of economic value present in all processes of human life. In this direction, this article aims to initiate a dialogue about the socio-environmental issues with emphasis on water bodies and their connection with the promotion of sustainability. It is intended to mediate discussions that permeate the relationship between society and the environment in the process of constructing environmental ethics and citizenship. We seek reflection to foster the educational formation of students through the transformation of social subjects committed to their practices, management of water resources. The article is of bibliographic character and its procedures are basedon a review of the literature of books, periodicals and dissertations on the themes on canvas. In our considerations we observe that the reflections about environmental citizenship contribute satisfactorily to an education focused on conservation and recognition of the importance of the society-nature relationship, which strengthens the process of identity formation between the school community and the place of living and social permanence. En el mundo, el agua se ha convertido en un bien dotado de valor económico presente en todos los procesos de la vida humana. En esta dirección, este artículo tiene como objetivo iniciar un diálogo sobre la problemática socioambiental con énfasis en los cuerpos hídricos y su conexión con la promoción de la sostenibilidad. Es con el propósito de mediar discusiones que permean la relación sociedad-ambiente en el proceso de construcción de la ética y ciudadanía ambiental que buscamos una reflexión a fin de fomentar la formación educativa de los alumnos, mediante la transformación de sujetos sociales comprometidos con sus prácticas, en lo que se refi ere a la gestión de los recursos hídricos. El artículo es de cuño bibliográfico y sus procedimientos se pautan en revisión de literatura de libros, periódicos y disertaciones sobre las temáticas en pantalla. En nuestras consideraciones observamos que las reflexiones acerca de la ciudadanía ambiental contribuyen de forma satisfactoria a una educación orientada a la conservación y reconocimiento de la importancia de la relación sociedad-naturaleza, lo que fortalece el proceso de formación de la identidad entre la comunidad escolar y el lugar de vivencia y permanencia social. |
Palavras-chave: | Cidadania Corpos hídricos Educação Ética ambiental Sustentabilidade Citizenship Water bodies Education Environmental ethics Sustainability La ciudadanía Cuerpos hídricos Educación Ética Ambiental Sostenibilidad |
ISSN: | 2176-171X |
Parte de : | Revista EDaPECI |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | SANTOS, L. H.; BATISTA, R. O. S. Educação, ética e sustentabilidade no fortalecimento a cidadania ambiental. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 18, n. 2, p. 73-82, ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/9161/pdf. Acesso em: 9 abr. 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21635 |
Aparece nas coleções: | DGE - Artigos de periódicos PROFCIAMB - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FortalecimentoCidadaniaAmbiental.pdf | 343,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.