Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMourilhe, Poliana Gomes-
dc.date.accessioned2025-04-10T19:33:41Z-
dc.date.available2025-04-10T19:33:41Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationMOURILHE, Poliana Gomes. Interseccionalidade e vidas dissidentes: desconstrução do sujeito carnofalogocêntrico em uma práxis ecofeminista. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21688-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze, from an intersectional perspective, the connection between different forms of domination, more specifically sexism and speciesism, in order to identify the consequences of these interconnections. In the first chapter will be presented the work O Animal que Logo Sou, by Jacques Derrida, to analyze the common points and existing limits between the animal and the human, from what would be determined, according to Derrida, as what is proper to man. We seek to observe to what extent such a limit would legitimize the subjection of other living beings. The concept of sentience will be presented as another form of limit, as a common border to be considered between humans and non-humans. In the second chapter, it is intended to present the concepts of carnism, carnophalogocentrism and sexual politics of meat, in order to develop a further study on the imbrications between gender and species, as common pillars to the sexist and speciesist structures. The characteristic attributes of the established dominant subjectivity will then be examined from the perspective of the presented concepts. In the third chapter, will be presented the ecofeminist theory, in its animalistic aspect, as a necessary counterpoint and as a form of resistance to the domination exercised over women and non-human animals. Therefore, we attempt to develop an argument focused in presenting the contribution of ecofeminist theory to the deconstruction of the carnophalogocentric subject.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectSexismopor
dc.subjectEcofeminismopor
dc.subjectCarne - aspectos sociológicospor
dc.subjectCarnismopor
dc.subjectCarnofalogocentrismopor
dc.subjectPolítica sexual da carnepor
dc.subjectEspecismopor
dc.subjectInterseccionalidadepor
dc.subjectCarnismeng
dc.subjectCarnophalogocentrismeng
dc.subjectSexual politics of meateng
dc.subjectSexismeng
dc.subjectSpeciesismeng
dc.subjectIntersectionalityeng
dc.subjectEcofeminismeng
dc.titleInterseccionalidade e vidas dissidentes: desconstrução do sujeito carnofalogocêntrico em uma práxis ecofeministapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Primo, Marcelo de Sant’Anna Alves-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de um viés interseccional, a justaposição entre diferentes formas de dominação, mais especificamente o sexismo e o especismo, a fim de identificar os desdobramentos dessas interconexões. No primeiro capítulo será apresentada a obra O Animal que Logo Sou, de Jacques Derrida, com vistas a analisar os pontos comuns e os limites existentes entre o animal e o humano, a partir do que seria determinado, segundo Derrida, como o próprio do homem. Objetiva-se assim observar em que medida tal limite legitimaria o assujeitamento dos demais viventes. Será apresentado o conceito de senciência como outra forma de limite, como fronteira comum a ser considerada entre humanos e não humanos. No segundo capítulo, intenciona-se apresentar os conceitos de carnismo, carnofalogocentrismo e política sexual da carne de maneira a, a partir daí, desenvolver uma análise voltada às imbricações entre gênero e espécie, como pilares comuns às estruturas sexista e especista. Serão então examinados os atributos característicos da subjetividade dominante estabelecida, especialmente no ocidente, a partir da ótica dos conceitos apresentados. No terceiro capítulo será apresentada a teoria ecofeminista, em sua vertente animalista, como contraponto necessário e como forma de resistência à dominação exercida sobre mulheres e animais não humanos. Dessa forma, buscar-se-á desenvolver uma argumentação voltada a apresentar a contribuição da teoria ecofeminista para a desconstrução do sujeito carnofalogocêntrico.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLIANA_GOMES_MOURILHE.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.