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dc.contributor.authorMatos, Daniel de Santana-
dc.date.accessioned2025-04-11T10:54:24Z-
dc.date.available2025-04-11T10:54:24Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.citationMatos, Daniel de Santana. Empreendedorismo digital no Brasil : uma revisão sistemática da literatura nacional. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21711-
dc.description.abstractObjective: to identify the discussion in national literature regarding digital entrepreneurship in the period from 2019 to 2024. There are also the following specific objectives: Analyze research platforms on digital entrepreneurship in Brazilian literature; Identify trends in digital entrepreneurship; Describe the bibliometric analysis on the publication of digital entrepreneurship on research platforms; Propose an agenda for future research on digital entrepreneurship in Brazil. Methodology: This is a systematic literature review, with a qualitative, descriptive and exploratory approach. The bibliometric method was used to analyze and present the results. Main Results: During the preparation of this systematic review, it was observed that the most relevant studies on digital entrepreneurship were published between 2020 and 2024. Regarding the topics covered in entrepreneurship studies published in Brazil, the most frequent are, respectively: 1) definition, entrepreneurial behavior, consumer profile and entrepreneur skills; 2) digital entrepreneurship; 3) social entrepreneurship; 4) internationalization; 5) entrepreneurship and technologies; 6) social networks and entrepreneurship; and 7) entrepreneurial orientation. Theoretical and methodological contributions: The research helps entrepreneurs seek marketing strategies to reach new audiences, achieve the level of customer satisfaction and ensure loyalty through digital entrepreneurship and customer relationship management. It is recommended that companies maintain a feedback system on purchases made on digital platforms to better understand consumer behavior and what actions they should take to achieve a higher level of satisfaction.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectPlataformas onlinepor
dc.subjectComério eletônicopor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectOnline platformseng
dc.subjectElectronic commerceeng
dc.subjectDigital marketingeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleEmpreendedorismo digital no Brasil : uma revisão sistemática da literatura nacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Sarmento-
dc.description.resumoObjetivo: identificar como está a discussão na literatura nacional acerca do empreendedorismo digital no período de 2019 a 2024. Tem-se ainda, os seguintes objetivos específicos: Analisar as plataformas de pesquisas sobre empreendedorismo digital na literatura brasileira; Identificar quais as tendências no empreendedorismo digital; Descrever a análise bibliométrica sobre a publicação do empreendedorismo digital nas plataformas de pesquisas; Propor agenda para futuras pesquisas sobre empreendedorismo digital no Brasil. Metodologia: Trata-se de revisão de literatura sistemática, de abordagem qualitativa, descritiva e com caráter exploratório. Utilizou-se o método bibliométrico para análise e apresentação dos resultados. Principais Resultados: Durante a elaboração desta revisão sistemática, observou-se que os estudos mais relevantes sobre empreendedorismo digital foram publicados entre 2020 e 2024. Quanto aos temas abordados nos estudos em empreendedorismo publicados no Brasil, os mais frequentes são, respectivamente: 1) definição, comportamento empreendedor, perfil do consumidor e competências do empreendedor; 2) empreendedorismo digital; 3) empreendedorismo social; 4) internacionalização; 5) empreendedorismo e tecnologias; 6) redes sociais e empreendedorismo; e 7) orientação empreendedora. Contribuições teóricas e metodológicas: A pesquisa auxilia o empreendedor a buscar estratégias de marketing para alcançar novos públicos, atingir o nível de satisfação dos clientes e garantir a fidelização por meio do empreendedorismo digital e a gestão de relacionamento com o cliente. Recomenda-se que as empresas mantenham o sistema de feedback sobre as compras efetuadas nas plataformas digitais para entender melhor o comportamento do consumidor e quais ações devem tomar para atingir maior nível de satisfação.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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