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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Pereira da-
dc.date.accessioned2025-04-11T11:44:49Z-
dc.date.available2025-04-11T11:44:49Z-
dc.date.issued2024-10-
dc.identifier.citationSILVA, R. P. O Programa Inova Educação em São Paulo: investigando as contribuições acadêmicas. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DO PPGS/UFS, 5., 2024, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: PPGS/UFS, 2024.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21715-
dc.description.abstractThis study critically reviews the Inova Educação Program, implemented by SEDUCSP to modernize public education. Focusing on digital skills, socio-emotional development, entrepreneurial education, teacher workload, and resource access inequality, the research analyzed 17 studies published between 2021 and 2024. Inova Educação introduces important curriculum innovations but faces challenges, such as increased teacher workload and disparities in school resources, which may widen existing inequalities. The standardization of practices and lack of institutional support have led to teacher resistance. It is concluded that, to be effective, the program requires public policies that ensure adequate support and infrastructure while respecting the unique contexts of each school.eng
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do V Seminário Nacional de Sociologia do PPGS/UFS - Sociologia e internacionalização: explorando novos horizontes e desafiospt_BR
dc.subjectPrograma Inovapor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectInova Programeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleO Programa Inova Educação em São Paulo: investigando as contribuições acadêmicaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo revisa criticamente o Programa Inova Educação, implementado pela SEDUC-SP para modernizar a educação pública. Com foco em competências digitais, desenvolvimento socioemocional, educação empreendedora, carga de trabalho dos professores e desigualdade de acesso a recursos, a pesquisa analisou 17 estudos publicados entre 2021 e 2024. O Inova Educação introduz inovações importantes ao currículo, mas enfrenta desafios como a intensificação do trabalho docente e disparidades de recursos entre escolas, o que pode ampliar desigualdades. A padronização das práticas e a falta de apoio institucional têm gerado resistência entre os professores. Conclui-se que, para ser efetivo, o programa precisa de políticas públicas que garantam suporte e infraestrutura adequados e respeitem as especificidades de cada escola.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:GT 3 - Trabalho, educação e sociedade

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