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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menezes, Graziella Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T12:31:10Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T12:31:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-21 | - |
dc.identifier.citation | Menezes, Graziella Oliveira de. Transferência de conhecimento : um estudo sobre a percepção de estagiários e supervisores em um órgão público de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21720 | - |
dc.description.abstract | Knowledge transfer is a fundamental process to ensure the development of employees and the smooth functioning of organizations. In the context of internship programs, the dynamics of knowledge transfer between interns and supervisors is fundamental to professional training. Therefore, this study aimed to identify the perception of interns and supervisors about the transfer of knowledge in a public body in Sergipe. The research adopted a descriptive, quantitative approach. Data collection was done through questionnaires, prepared using the Google Forms platform and sent via WhatsApp, containing affirmative questions ranging from "I completely disagree" to "I totally agree". The sample included 51 respondents: 46 interns and 5 supervisors. The results revealed a predominantly positive perception regarding the factors influencing knowledge transfer. . However, small disparities were also found between the perception of interns and that of supervisors, especially with regard to factors such as communication and expression of ideas, indicating the need for improvement in interaction and support practices. Therefore, as a suggestion, improving these aspects can significantly contribute to a more effective knowledge transfer and a more collaborative learning environment, benefiting both the interns and the organization. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Administração | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Treinamento profissional | por |
dc.subject | Transferência de conhecimento | por |
dc.subject | Percepção de estagiários e supervisores | por |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | Knowledge transfer | eng |
dc.subject | Perception of interns and supervisors | eng |
dc.subject | Estagiários | por |
dc.title | Transferência de conhecimento : um estudo sobre a percepção de estagiários e supervisores em um órgão público de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luft, Maria Conceição Melo Silva | - |
dc.description.resumo | A transferência de conhecimento é um processo fundamental para garantir o desenvolvimento dos colaboradores e o bom funcionamento das organizações. No contexto de programas de estágio, a dinâmica de transferência de conhecimento entre estagiários e supervisores é basilar para a formação profissional. Desse modo, este estudo teve como objetivo identificar a percepção de estagiários e supervisores sobre a transferência de conhecimento em um órgão público de Sergipe. A pesquisa adotou uma abordagem descritiva, de caráter quantitativo. A coleta de dados foi feita por meio de questionários, elaborados através da plataforma Google Forms e encaminhados via WhatsApp, contendo questões afirmativas variando de "Discordo totalmente" a "Concordo totalmente". A amostra contou com 51 respondentes: 46 estagiários e 5 supervisores. Os resultados revelaram uma percepção predominantemente positiva em relação aos fatores influenciadores da transferência de conhecimento. No entanto, também foram encontradas sutis disparidades entre a percepção dos estagiários e a dos supervisores, especialmente no que diz respeito a fatores como comunicação e expressão de ideias, indicando a necessidade de aprimoramento nas práticas de interação e suporte. Assim, como sugestão, melhorar esses aspectos pode contribuir significativamente para uma transferência de conhecimento mais eficaz e um ambiente de aprendizado mais colaborativo, beneficiando tanto os estagiários quanto a organização. | pt_BR |
dc.publisher.department | DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Graziella_Oliveira_Menezes.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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