Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, João Victor Costa-
dc.date.accessioned2025-04-11T12:44:15Z-
dc.date.available2025-04-11T12:44:15Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationMatos, João Victor Costa. Análise bibliométrica da produção acadêmica em educação financeira nas pesquisas brasileiras no período : 2018 – 2023. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21723-
dc.description.abstractFinancial education is essential to enable individuals to make informed decisions regarding their personal finances, promoting effective financial management and preventing debt. The objective of this study is to analyze, through a bibliometric study, the evolution of knowledge in financial education in Brazilian research, from 2018 to 2023. Our research identifies trends, gaps and implications of research in financial education in the Brazilian context between 2018 and 2023. We analyze variables, including the number of studies carried out, the demographics of the authors, the publication journals and the volume of articles. Additionally, we compared national production with international production to highlight Brazil's position in the global scenario of research in financial education. The results revealed the urgent need for a more proactive approach by public, governmental entities and institutions in disseminating financial knowledge to the population. The lack of significant initiatives in this regard is evident and deserves special attention, considering the potentially harmful impacts of lack of financial control, such as depression, social isolation and family disintegration. Financial education is an essential component for the formation of a financially conscious and autonomous society. As a contribution, the importance of incorporating financial education principles into educational programs and public policies is highlighted, in order to enable people to manage their finances effectively, save money and make informed financial choices. The methodology adopted in this work is based on bibliometrics to examine academic production on financial education in Brazil between 2018 and 2023. The process includes the definition of key terms, identification of relevant repositories, and selection and analysis of materials. The research documents trends, methodologies and gaps in the literature, employing a qualitative approach to explore the impact of financial education and propose guidelines for its inclusion in educational systems.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectBibliometria (Análise)por
dc.subjectAdministração financeirapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectTomada de decisõespor
dc.subjectBibliometric analysiseng
dc.subjectFinancial knowledgeeng
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectDecisionmakingeng
dc.subjectFinançaspor
dc.titleAnálise bibliométrica da produção acadêmica em educação financeira nas pesquisas brasileiras no período : 2018 – 2023pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Zambanini, Marcos Eduardo-
dc.description.resumoA educação financeira é fundamental para capacitar indivíduos a tomar decisões conscientes em relação a suas finanças pessoais, promovendo uma gestão financeira eficaz e a prevenção do endividamento. O objetivo deste estudo é analisar, por meio de estudo bibliométrico, a evolução do conhecimento em educação financeira nas pesquisas brasileiras, no período de 2018 a 2023. Nossa pesquisa identifica tendências, lacunas e implicações das pesquisas em educação financeira no contexto brasileiro entre 2018 e 2023. Analisamos variáveis, incluindo a quantidade de estudos realizados, a demografia dos autores, os periódicos de publicação e o volume de artigos. Em adicional, comparamos a produção nacional com a internacional para destacar a posição do Brasil no cenário global de pesquisa em educação financeira. Os resultados revelaram a necessidade urgente de uma abordagem mais proativa das entidades públicas, governamentais e instituições na disseminação do conhecimento financeiro à população. A ausência de iniciativas significativas nesse sentido é evidente e merece atenção especial, considerando os impactos potencialmente prejudiciais do descontrole financeiro, como depressão, isolamento social e desintegração familiar. A educação financeira é um componente essencial para a formação de uma sociedade financeiramente consciente e autônoma. Como contribuição, destaca-se a importância de incorporar princípios de educação financeira em programas educacionais e políticas públicas, a fim de capacitar as pessoas a gerenciarem suas finanças de forma eficaz, economizar dinheiro e fazer escolhas financeiras informadas. A metodologia adotada neste trabalho baseia-se na bibliometria para examinar a produção acadêmica sobre educação financeira no Brasil entre 2018 e 2023. O processo inclui a definição de termos-chave, identificação de repositórios relevantes, e seleção e análise de materiais. A pesquisa documenta tendências, metodologias e lacunas na literatura, empregando uma abordagem qualitativa para explorar o impacto da educação financeira e propor diretrizes para sua inclusão nos sistemas educacionais.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao_Victor_Costa_Matos.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.