Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21732
Tipo de Documento: Artigo
Título : Esporte e Cinema na Escola: uma experiência no ensino médio do Colégio de Aplicação/UFS
Otros títulos : Sport and Cinema in School: an experience in high school Colégio de Aplicação/UFS
Deporte y Cine en la Escuela: una experiencia em educación secundária de lo Colégio de Aplicação/UFS
Autor : França, Humberto Santana
Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Fecha de publicación : dic-2019
Resumen: Esta pesquisa se propôs construir formas de trato pedagógico com o cinema na escola orientadas a uma educação esportiva através da arte cinematográfica. Perspectivamos aprender sobre esporte, para além do esporte, dialogando arte e esporte. Apesar de o filme ser usado como recurso auxiliar das aulas ou passatempo na escola, compreendemos que as produções cinematográficas como mídia educativa ainda são mal utilizadas, acreditamos que a educação escolar deve buscar meios para possibilitar a formação estética audiovisual dos alunos, pois devemos reconhecer que estamos inseridos em uma sociedade que a linguagem audiovisual se constitui como poder e implica nas relações das pessoas com mundo. Isto posto construímos uma prática pedagógica com o cinema que envolva a escola em diálogos interdisciplinares. A experiência pedagógica, nos moldes da pesquisa-ação, foi realizada com duas turmas do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). A análise do corpus da pesquisa foi realizada com o método da Análise Textual Discursiva-ATD. A intervenção possibilitou um ambiente propício para uma educação esportiva e da sensibilidade estética, seus resultados apontam para uma ampliação significativa das compreensões sociais do esporte por meio do cinema, e para além do esporte.
Resumen : This research has proposed to construct forms of pedagogical treatment with the cinema in the school oriented to a sporting education through the cinematographic art. We are looking to learn about sport, in addition to the sport, dialogue with art and sport. Although the film is used as an auxiliary feature of lessons or hobby in school, we cinematographic productions as educational media that are not well-utilized, we believe that school education should seek the means to enable the audiovisual aesthetics formation of pupils, we must recognise that we are inserted into a society that the audiovisual language If constitutes force and implies at people relations with world. So we build a pedagogical practice with cinema involving the school in interdisciplinary dialogues. The pedagogical experience, in the research-action molds, it was conducted with two high school classes of the Colégio de Aplicação of Universidade Federal de Sergipe (CODAP / UFS). The analysis of the corpus from research was conducted with the method of Textual Discursive Analysis-TDA. The intervention has enabled a conducive environment for sporting education and from aesthetic sensibility, its results point to a significant expansion of the sport’s social comprehensions through cinema, and beyond the sport.
Esta investigación tuvo como objetivo planear formas de tratamiento pedagógico con cine en la escuela orientado a una educación deportiva a través del arte cinematográfico. Esperamos aprender sobre el deporte, más allá del deporte, al hablar sobre arte y deporte. Aunque la película se usa como un recurso auxiliar para el pasatiempo de la clase o la escuela, entendemos que las producciones cinematográficas como medios educativos todavía se usan malo, creemos que la educación escolar debe buscar formas de permitir la formación estética audiovisual de los estudiantes, porque debemos reconocer que estamos insertos en una sociedad que el lenguaje audiovisual se constituye como un poder e implica en las relaciones de las personas con el mundo. Dicho esto, planeamos una práctica pedagógica con el cine que involucra a la escuela en diálogos interdisciplinarios. La experiencia pedagógica, a lo largo de las líneas de investigación-acción, se llevó a cabo con dos clases de secundaria del Colégio de Aplicação de la Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). El análisis del corpus de investigación se realizó utilizando el método de análisis textual discursivo-ATD. La intervención proporcionó un entorno favorable para la educación deportiva y la sensibilidad estética, sus resultados apuntan a una expansión signifi cativa de la comprensión social del deporte a través del cine y más allá del deporte.
Palabras clave : Cinema
Esporte
Educação esportiva
Sport
Sporting education
Cine
Deporte
Educación Deportiva
ISSN : 2358-1425
Es parte de: Revista tempos e espaços em educação
Idioma : por
Institución / Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação
Citación : FRANÇA, H. S.; DANTAS JUNIOR, H. S. Esporte e Cinema na Escola: uma experiência no ensino médio do Colégio de Aplicação/UFS. Revista tempos e espaços em educação, São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 357-338, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12214/pdf. Acesso em: 11 abr. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21732
Aparece en las colecciones: DEF - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EsporteCinemaCodapUFS.pdf682,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.