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dc.contributor.authorSouza, Rita de Cácia Santos-
dc.contributor.authorSá, Silvânia Meneses Gerônimo de-
dc.contributor.authorGerônimo, Sidiney Menezes-
dc.date.accessioned2025-04-11T15:05:08Z-
dc.date.available2025-04-11T15:05:08Z-
dc.date.issued2019-05-
dc.identifier.citationSOUZA, R. C. S.; SÁ, S. M. G.; GERÔNIMO, S. M. Escrita e leitura no Brasil da década de 2010: análise das políticas públicas. Revista Cajueiro, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 78-104, maio 2019. Disponível em: https://ufs.emnuvens.com.br/Cajueiro/article/view/12538/9483. Acesso em: 11 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2595-9379-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21744-
dc.description.abstractAiming to understand the difficulties that arise in the process of literacy and literacy, under the approach of proficiency in writing and reading Portuguese in Brazil, this qualitative research sought to analyze public policies for the issue of reading and writing training in Brazil based on document of the National Literacy Assessment - ANA (BRAZIL, 2016) in the 2014 and 2016 editions. The research concluded that the two axes defined by ANA (BRAZIL, 2016) as central to the reading and writing process reveal a conception of literacy that considers the mastery of code as an important moment in the work of literacy children. However, the social uses of the code, through reading and writing practices in various social situations, appears with less emphasis on the document taken as reference for our analysis. This perspective brings to the background the appropriation of writing and reading, considering the personal tastes, knowledge and individual and collective interests of the students.eng
dc.description.abstractCon el objetivo de comprender las dificultades que surgen en el proceso de alfabetización y alfabetización, bajo el enfoque de dominio de la escritura y la lectura del portugués en Brasil, esta investigación cualitativa buscó analizar las políticas públicas para el tema de la lectura y la escritura de la formación en Brasil sobre la base de un documento de Evaluación Nacional de Alfabetización - ANA (BRASIL, 2016) en las ediciones 2014 y 2016. La investigación concluyó que los dos ejes definidos por ANA (BRASIL, 2016) como centrales para el proceso de lectura y escritura revelan una concepción de la alfabetización que considera el dominio del código como un momento importante en el trabajo de los niños de alfabetización. Sin embargo, los usos sociales del código, a través de las prácticas de lectura y escritura en diversas situaciones sociales, aparecen con menos énfasis en el documento tomado como referencia para nuestro análisis. Esta perspectiva trae a un segundo plano la apropiación de la escritura y la lectura, considerando los gustos personales, el conocimiento y los intereses individuales y colectivos de los estudiantes.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Cajueiropt_BR
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectAvaliação Nacional de Alfabetização (ANA)por
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReader formationeng
dc.subjectBrazilian National Literacy Assessment (ANA)eng
dc.subjectAlfabetizaciónspa
dc.subjectFormación de lectoresspa
dc.subjectEvaluación Nacional de Alfabetización de Brasil (ANA)spa
dc.titleEscrita e leitura no Brasil da década de 2010: análise das políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeWriting and reading in Brazil from the 2010s: public policy analysiseng
dc.title.alternativeEscribir y leer en Brasil desde la década de 2010: análisis de políticas públicasspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoBuscando compreender as dificuldades que se apresentam no processo de alfabetização e letramento, sob a abordagem da proficiência em escrita e leitura do Português no Brasil, esta pesquisa qualitativa buscou analisar as políticas públicas para a questão da formação em leitura e escrita no Brasil, com base no documento da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (BRASIL, 2016) nas edições 2014 e 2016. A pesquisa concluiu que os dois eixos definidos pela ANA (BRASIL,2016) como centrais no processo de leitura e escrita revelam uma concepção de alfabetização que considera o domínio do código um momento importantíssimo no trabalho de alfabetizar crianças. Porém, os usos sociais do código, através das práticas de leitura e escrita nas diversas situações sociais, aparece com menos ênfase no documento tomado como referência de nossa análise. Essa perspectiva releva ao segundo plano a apropriação da escrita e leitura, considerando os gostos pessoais, saberes e interesses individuais e coletivos dos educandos.pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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