Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Germana Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-04-11T15:17:59Z-
dc.date.available2025-04-11T15:17:59Z-
dc.date.issued2019-11-
dc.identifier.citationARAÚJO, G. G. O projeto gráfico do objeto-livro na cultura editorial. Revista Cajueiro, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 41-76, nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12539/9503. Acesso em: 11 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2595-9379-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21746-
dc.description.abstractIt is an essay developed in the context of the universal and local history of the book, whose primary objective was to delimit aspects of the graphic design of a book that may have propitiated editorial culture in the social history of human communication. Goes into what are the aspects of editorial’s design. It concludes that in the contemporary world, the reader-public becomes increasingly demanding in view of the diversity of languages that are exposed and that pervade their imaginary repertoire. Identifies that the professional working in the field of 21st century editorial designer must be aware of the cultural changes of reading practice and the graphic production performed with software and the use of the Internet as an almost infinite source of information, the designer can choose to not simply choosing and striving to produce the graphic constructs; thus becoming, besides the manager, how the content will be represented, a graphic producer who does not give up proposing with cultural and artistic personality.eng
dc.description.abstractEnsayo desarrollado en el contexto de la historia universal y local del libro, cuyo objetivo principal fue delimitar aspectos del diseño gráfico de un libro, que pueden haber propiciado la cultura editorial en la historia social de la comunicación humana. Se acerca en cuáles son los aspectos del dibujo editorial. Concluye que en el mundo contemporáneo, el público lector se vuelve cada vez más exigente en vista de la diversidad de idiomas que están expuestos y que impregnan su repertorio imaginario. Identifica que el profesional que trabaja en el campo del diseñador editorial del siglo XXI debe ser consciente de los cambios culturales de la práctica de lectura y la producción gráfica realizada con el software y el uso de Internet como una fuente casi infinita de información, el diseñador puede elegir no simplemente eligiendo y esforzándose por producir las construcciones gráficas; convirtiéndose así, además del gerente, en cómo se representará el contenido, un productor gráfico que no deja de proponer con personalidad cultural y artística.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Cajueiropt_BR
dc.subjectHistória do livropor
dc.subjectProjeto gráficopor
dc.subjectEditoraçãopor
dc.subjectBook historyeng
dc.subjectGraphic projecteng
dc.subjectPublishingeng
dc.subjectHistoria del librospa
dc.subjectProyecto graficospa
dc.subjectPublicaciónspa
dc.titleO projeto gráfico do objeto-livro na cultura editorialpt_BR
dc.title.alternativeThe graphic design of the object book in editorial cultureeng
dc.title.alternativeEl diseño gráfico del libro objeto en la cultura editorialspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoEnsaio desenvolvido sob o contexto da história universal e local do livro, o qual teve por objetivo principal delimitar aspectos do projeto gráfico de um livro que possam ter propiciado à cultura editorial na história social da comunicação humana. Adentra em quais são os aspectos do design bibliográfico. Conclui que no mundo contemporâneo o público-leitor se torna a cada dia mais exigente diante da diversidade de linguagens que são expostas e que impregnam seu repertório imagético. Identifica que o profissional que atua na área do design editorial do século XXI deve estar atento as mudanças culturais da prática de leitura e na produção gráfica executada com softwares e com o uso da Internet, como fonte quase infinita de informação, o designer pode optar por não simplesmente escolher e empenhar-se em produzir os constructos gráficos; tornando-se, assim, além do gestor, de como o conteúdo será representado, um produtor gráfico que não abdica de propor com personalidade cultural e artística.pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ObjetoLivroCulturaEditorial.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.