Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21753
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Docentes à deriva : relações de gênero, pedagogia cultural e o Tik tok |
Autor : | Silva, Aniele de Matos |
Fecha de publicación : | 21-ene-2025 |
Director(a): | Accorsi, Fernanda Amorim |
Resumen: | O TIK TOK, como uma rede social transmissora de inúmeros conteúdos, é uma pedagogia cultural. Essa rede social chama a atenção das crianças. Com vídeos curtos e engraçados, na qual prendem a atenção de quem os assistem, são feitos de forma atrativa, com cerca de 60s de duração, assim, essa rede social tornou-se um lugar de aprendizados. O TIK TOK contém conteúdo que podem estimular a sexualização precoce e a objetificação do corpo, assim também como enaltecer a cultura do machismo e do patriarcado e intensificar os estereótipos do corpo feminino. Mediante a isso, a pesquisa investigou a visão de três docentes da rede pública de ensino sobre as representações feitas em sala de aula diante das relações de gêneros e temáticas citadas acima. Esse trabalho teve como pergunta orientadora: como as performances de gênero do TIK TOK aparecem no ambiente escolar a partir do olhar docente? Dialogando intelectualmente com as teorias e as respostas das professoras, o desenvolvimento do trabalho mostrou como é a visão das docentes e as suas perspectivas, a partir do objetivo da pesquisa, que foi investigar os estereótipos, os comportamentos e a objetificação do corpo feminino, mediante o que é visto no TIK TOK por meio do olhar das professoras. As três docentes foram chamadas de Sam, Alex e Clover para manter suas identidades em sigilo. A partir das respostas de cada uma foi possível conhecer, compreender e analisar como essa rede social pode estimular comportamentos e pensamentos das alunas e foi possível verificar como as docentes leem essa realidade. Cada docente descreveu de forma relevante suas experiências, a partir do que entende sobre as relações de gênero, sobre as performances de gênero que são reproduzidas no ambiente escolar e que são introduzidas por meio do TIK TOK, seus conhecimentos sobre essa rede social, se há formação para trabalharem essas temáticas e como elas se sentem diante dessa realidade. Com isso, o trabalho possui um caráter descritivo, unindo as teorias com as vivências de cada docente, valorizando suas perspectivas, conhecimentos e desafio. O trabalho trouxe resultados importantes para a perspectiva de uma pedagogia cultural, estruturada principalmente em uma rede social, mas, reproduzida no ambiente escolar e social, nas quais são relatados durante o desenvolvimento da pesquisa. |
Resumen : | TIK TOK, as a social network transmitting countless content, is a cultural pedagogy. This social network attracts children's attention. With short and funny videos, which capture the attention of those who watch them, they are made in an attractive way, lasting around 60 seconds, so this social network has become a place for learning. TIK TOK contains contente that can encourage early sexualization and objectification of the body, as well as praise the culture of machismo and patriarchy and intensify stereotypes of the female body. Therefore, the research investigated the view of three teachers from the public education network on the representations made in the classroom regarding gender relations and themes mentioned above. This work had as its guiding question: how do TIK TOK gender performances appear in the school environment from the teaching perspective? Dialoguing intellectually with the teachers' theories and responses, the development of the work showed what the teachers' vision and their perspectives are like, based on the objective of the research, which was to investigate the stereotypes, behaviors and objectification of the female body, through what is seen on TIK TOK through the teachers' eyes. The three teachers were called Sam, Alex and Clover to keep their identities confidential. Based on each person's responses, it was possible to know, understand and analyze how this social network can stimulate students' behaviors and thoughts and it was possible to verify how teachers read this reality. Each teacher relevantly described their experiences, based on what they understand about gender relations, about the gender performances that are reproduced in the school environment and which are introduced through TIK TOK, their knowledge about this social network, whether they have training to work on these themes and how they feel about this reality. Therefore, the work has a descriptive character, uniting theories with the experiences of each teacher, valuing their perspectives, knowledge and challenge. The work brought important results from the perspective of a cultural pedagogy, structured mainly in a social network, but reproduced in the school and social environment, in which they are reported during the development of the research. |
Palabras clave : | TikTok Estereótipos Sexualização Pedagogia cultural Redes sociais Relações de gênero TikTok Stereotypes Sexualization Cultural pedagogy |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial |
Citación : | SILVA, Aniele de Matos. Docentes à deriva: relações de gênero, pedagogia cultural e o Tik tok. 2025. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21753 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aniele_Matos_Silva.pdf | 279,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.