Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Maria Cristina-
dc.contributor.authorSantos, Nailys de Melo Sena-
dc.contributor.authorSouza, Denize da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-15T13:35:50Z-
dc.date.available2025-04-15T13:35:50Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationROSA, M. C.; SANTOS, N. M. S.; SOUZA, D. S. Concepções de professores de matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curriculares. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 5, n. 2, p. 128-143, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/12212/10892. Acesso em: 15 abr. 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2525-5444-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21794-
dc.description.abstractThis article aims to present the conceptions of mathematics teachers, in the current context of curriculum innovations, respecting the use and integration of information and communication technologies (ICT) in the classroom. Data were collected during a master's research developed in a continuous training environment for math teachers, by applying a questionnaire and group discussions. This continuing education project is carried out in the extension project of the Federal University of Sergipe, entitled Mathematics Workshops, currently linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching of this university. Therefore, after an analysis of the data, we evidence two types of related data: those that are highlighted as ICT contributions to the teaching process and the reports that point out the challenges encountered in integrating these resources into their planning, characterized as obstacles to be overcome. As a theoretical contribution to encourage discussion, we use authors such as Artigue (1998) and Valente (2005). At the end, we point to the importance of the continuing education spaces that enable the change of practices and conceptions about the integration of these tools in the teacher's planning.Keywords: Information and communication technologies, teacher education, curriculum.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleConcepções de professores de matemática sobre a inserção das TIC em um contexto de inovações curricularespt_BR
dc.title.alternativeConceptions math teacher about ICT insert in a curricular innovation contexteng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEsteartigo objetivou apresentar as concepções de professores de matemática,em meio ao atual contexto de inovações curriculares,a respeito douso e da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em sala de aula. Os dados foram coletados duranteuma pesquisa de mestrado desenvolvida em um ambiente de formação continuada para professores de matemática, a partir da aplicação de um questionário e de discussões de grupo. Este projeto deformação continuada é realizado no projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, intitulado Oficinas de Matemática, vinculado atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática desta universidade. Para tanto, após a análise dos dados, evidenciamos dois tipos de relatos: os que destacam as contribuições das TIC para o processo de ensino e relatos que apontam os desafios encontrados para a integração desses recursos ao seu planejamento, caracterizados como obstáculos a serem superados.Como aporte teórico para fomentar a discussão, utilizamos autores como Artigue (1998) e Valente (2005). Ao final, apontamos a importância de espaços de formação continuada que viabilizem a mudança de práticas e concepções sobre a integração dessas ferramentas no planejamento do professor.pt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:DMA - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InsercaoTICContextoInovacoesCurriculares.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.