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dc.contributor.authorQueiroz, Alex André Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-24T12:05:30Z-
dc.date.available2025-04-24T12:05:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Alex André Ferreira. Percepções da comunicação nas relações entre médicos e pacientes. 2018. 81f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21810-
dc.description.abstractThis study is a result of two simultaneous descriptive quantitative cross-sectional surveys conducted in the capital city of Sergipe, aiming to evaluate physicians’ and patients’ views of the interactions between them in health services. 100 physicians and 200 patients were interviewed, respectively. In the physicians' perception, 99% of the patients were satisfied with the assistance received; however, 12.9% of the patients declared to be dissatisfied with the physician who assisted them. The patients identified physicians’ attitudes that compromised the therapeutic relationship, especially communication difficulties. The quality of assistance was significantly different, in the patients' view, depending on the type of service, whether public or private. Our findings suggest that it is imperative for physicians to reconsider their attitude, improving their communication skills and considering patients’ subjectivities.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectRelações médico-pacientepor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectSatisfação do pacientepor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPhysician-patient relationseng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectPatient satisfactioneng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titlePercepções da comunicação nas relações entre médicos e pacientespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, Déborah-
dc.description.resumoTratam-se de duas pesquisas simultâneas, descritivas, transversais e quantitativas, realizadas na capital do estado de Sergipe, com o objetivo de avaliar a percepção de médicos e a de pacientes sobre as relações que desenvolvem entre si nos serviços de saúde. Foram entrevistados, respectivamente, 100 médicos e 200 pacientes. Na percepção dos médicos, 99% dos pacientes saem satisfeitos com o atendimento recebido; entretanto, 12,9% dos pacientes referem não ter gostado do médico que lhes atendeu. Os pacientes identificam atitudes do médico que prejudicam a adequada relação, sobretudo dificuldades de comunicação. Houve diferenças significativas entre o atendimento recebido, na percepção dos pacientes, a depender do tipo de serviço, se público ou privado. Os resultados indicam a necessidade de o médico repensar algumas de suas posturas, de valorizar a subjetividade dos pacientes e de aperfeiçoar suas habilidades de comunicação.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
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