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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Andrey Andrade Ramiro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-25T12:18:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-25T12:18:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Andrey Andrade Ramiro da Silva. Entre o conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica : uma análise a partir do documentário “Território do Brincar”. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21822 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Técnicas de ensino | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Território do brincar (documentário) | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Cultura lúdica | por |
dc.title | Entre o conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica : uma análise a partir do documentário “Território do Brincar” | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Correia, Elder Silva | - |
dc.description.resumo | A monografia tem como base desmistificar como a teoria de que "as crianças não brincam mais como antes imposta por adultos não necessariamente seja verdadeira, através do documentário do território do brincar, juntamente com alguns autores que se debruçam sobre o tema, foi analisado como as brincadeiras contemporâneas das crianças expressam simultaneamente elementos do conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica contemporânea. Foi utilizado como uma das bases teóricas o texto de Ingold e Kurttila (2018) que fala sobre o conhecimento tradicional, onde diz que o conhecimento tradicional local é dada pela interação do indivíduo com o meio ambiente. Com isso podemos concluir que a brincadeira e o ambiente elas são indissociáveis e variável de criança para criança, tornando assim, o brinquedo, um objeto passível de diversas interpretações. Este estudo tem como objetivo orientar como trabalhar a brincadeira nas aulas de educação física em diversos contextos e reações das crianças com o ambiente ao seu redor. | pt_BR |
dc.publisher.department | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Andrey_Andrade_Ramiro_Silva_Santos.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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