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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Andrey Andrade Ramiro da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-25T12:18:20Z-
dc.date.available2025-04-25T12:18:20Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationSantos, Andrey Andrade Ramiro da Silva. Entre o conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica : uma análise a partir do documentário “Território do Brincar”. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21822-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectTécnicas de ensinopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectTerritório do brincar (documentário)por
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCultura lúdicapor
dc.titleEntre o conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica : uma análise a partir do documentário “Território do Brincar”pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Elder Silva-
dc.description.resumoA monografia tem como base desmistificar como a teoria de que "as crianças não brincam mais como antes imposta por adultos não necessariamente seja verdadeira, através do documentário do território do brincar, juntamente com alguns autores que se debruçam sobre o tema, foi analisado como as brincadeiras contemporâneas das crianças expressam simultaneamente elementos do conhecimento tradicional e a criatividade da cultura lúdica contemporânea. Foi utilizado como uma das bases teóricas o texto de Ingold e Kurttila (2018) que fala sobre o conhecimento tradicional, onde diz que o conhecimento tradicional local é dada pela interação do indivíduo com o meio ambiente. Com isso podemos concluir que a brincadeira e o ambiente elas são indissociáveis e variável de criança para criança, tornando assim, o brinquedo, um objeto passível de diversas interpretações. Este estudo tem como objetivo orientar como trabalhar a brincadeira nas aulas de educação física em diversos contextos e reações das crianças com o ambiente ao seu redor.pt_BR
dc.publisher.departmentDEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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