Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Brenda Nascimento Duarte-
dc.date.accessioned2025-04-25T12:45:37Z-
dc.date.available2025-04-25T12:45:37Z-
dc.date.issued2025-03-26-
dc.identifier.citationSilva, Brenda Nascimento Duarte. Arte e serviço social na educação face à barbárie capitalista : possibilidades da arte como mediação profissional no Brasil. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21830-
dc.description.abstractLo que pretendemos aquí es investigar el espacio ocupado por el arte en la capacidad socioeducativa de la práctica profesional en Trabajo Social, especialmente en el contexto brasileño, marcado por el surgimiento de la barbarie del capitalismo en todas las esferas de la vida. Trae como base las reflexiones de György Lukács, Walter Benjamin, Antonio Gramsci y Carlos Nelson Coutinho sobre el arte revolucionario, que antropomorfiza la visión del mundo del individuo, así como la organización de la cultura. Se trató de una investigación bibliográfica exploratoria para comprender percepciones y prácticas relacionadas con el uso del arte como herramienta de intervención socioeducativa. La propuesta central es analizar el arte como componente de la sociabilidad humana y su lugar en la sociedad capitalista, comprender la dimensión socioeducativa del Trabajo Social brasileño e investigar la presencia del arte en el Trabajo Social como mediación profesional. Los resultados indican que, si bien el arte puede ser un medio de reflexión crítica y emancipación, su eficacia está condicionada por la articulación con luchas sociales aún más amplias.spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMediação profissionalpor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectTrabajo socialspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectMediación profesionalspa
dc.titleArte e serviço social na educação face à barbárie capitalista : possibilidades da arte como mediação profissional no Brasilpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jetson Lourenço Lopes da-
dc.description.resumoO que aqui se pretende é investigar o espaço ocupado pela arte na capacidade socioeducativa do fazer profissional no Serviço Social, especialmente no contexto brasileiro, marcado pela emergência da barbárie do capitalismo em todas as esferas da vida. Traz como embasamento as reflexões de György Lukács, Walter Benjamin, Antonio Gramsci e Carlos Nelson Coutinho acerca da arte revolucionária, a qual antropomorfiza a visão do indivíduo sobre o mundo, bem como a organização da cultura. Tratou-se de pesquisa bibliográfica, de tipo exploratória, para compreender percepções e práticas relacionadas ao uso da arte como ferramenta de intervenção socioeducativa. A proposta central é analisar a arte como componente da sociabilidade humana e seu lugar na sociedade capitalista, compreender a dimensão socioeducativa do Serviço Social brasileiro e averiguar a presença da arte no Serviço Social como mediação profissional. Os resultados apontam que, embora a arte possa ser um meio de reflexão crítica e emancipação, sua efetividade está condicionada à articulação com lutas sociais ainda mais amplas.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brenda_Nascimento_Duarte_Silva.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.