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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21846
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | O pós-abolição em coleções didáticas de história dos anos finais do ensino fundamental – PNLD/2017: compreender para intervir por meio da construção de um caderno pedagógico |
Autor : | Mendonça, Aglaene dos Santos |
Fecha de publicación : | 27-feb-2020 |
Director(a): | Lucini, Marizete |
Resumen: | Esta pesquisa objetivou compreender as abordagens dos Pós-Abolição em três coleções didáticas destinadas ao Ensino Fundamental – Anos Finais aprovadas no PNLD/2017, para posterior produção de alternativas didáticas para o Ensino de História. As coletâneas selecionadas correspondem, aproximadamente, a 59% dos materiais distribuídos às escolas públicas que aderem ao Programa Nacional do Livro Didático. Para tanto, elencamos três objetivos específicos: identificar conteúdos sobre o Pós-Abolição, pautando em quais momentos e como aparecem; analisar as abordagens predominantes por meio de uma classificação na qual observaremos quais as perspectivas historiográficas e as ausências; e construir um caderno didático, direcionado ao Ensino Fundamental, que leve três temas para a sala de aula. No caminho investigativo, procedemos pela pesquisa de tipo documental, numa abordagem qualitativa, todavia o aspecto quantificável não foi desprezado. Ademais, averiguamos documentos oficiais que incluem as normas orientadoras do ensino e os textos construídos no processo da chegada do material educativo à sala de aula. Para análise dos livros didáticos, utilizamos o método de análise de conteúdo, que consiste em tratar a informação a partir de um roteiro específico, iniciando com a pré-análise. Na sequência, partimos para a exploração do material e concluímos com o tratamento dos resultados e interpretações. No processo de análise destacamos dois conceitos para entendimento da problemática: livro didático e Pós-Abolição. A análise revelou a permanência de estereótipos sobre as abordagens do Pós-Abolição em temas como Imediato Pós-Abolição e Revolta da Chibata e a imersão de conteúdos situados nas ações de resistência é pautada pela negação da presença e restrição. Assim, propomos a construção do Caderno Pedagógico I: O Pós-Abolição no Ensino de História: temas, abordagens e construções didáticas como forma de intervenção. |
Resumen : | This research objectified to understand the Post-Abolition approaches in three didactic collections destined to Elementary Education - Final Years approved in PNLD / 2017, for later production of didactic alternatives for Teaching History. The selected collections correspond to approximately 59% of the materials distributed to public schools that adhere to the National Textbook Program. For that, we list three specific objectives: to identify content about Post-Abolition, based on when and how they appear; to analyze the predominant approaches by means of a classification in which we will observe the historiographic perspectives and the absences and to construct a didactic notebook, directed to the Elementary School, that takes three themes to the classroom. On the investigative path, we proceeded by documentary research, in a qualitative approach, however the quantifiable aspect was not neglected. In addition, we have verified official documents that include the teaching guidelines and the texts constructed in the process of the arrival of educational material in the classroom. For the analysis of textbooks, we used the content analysis method, which consists of treating the information from a specific script, starting with the pre-analysis. Then, we started exploring the material and concluded with the treatment of the results and interpretations. In the analysis process, we highlight two concepts for understanding the problem: textbook and Post-Abolition. The analysis revealed the permanence of stereotypes about Post-Abolition approaches on topics such as Immediate Post-Abolition and Chibata Revolt and the immersion of content located in resistance actions is guided by the denial of presence and restriction. Thus, we propose the construction of Pedagogical Notebook I: Post-Abolition in the Teaching of History: themes, approaches and didactic constructions as a form of intervention. |
Palabras clave : | Ensino de história Livro didático Pós-abolição History teaching Textbook Post-abolition |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citación : | MENDONÇA, Aglaene dos Santos. O pós-abolição em coleções didáticas de história dos anos finais do ensino fundamental – PNLD/2017: compreender para intervir por meio da construção de um caderno pedagógico. 2020. 213 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2020. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21846 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
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