Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Gabrielly Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:56:19Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T12:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Gabrielly Santos de. Dança e masculinidade: a invisibilidade dos meninos em aulas de ballet na escola. 2025. 24 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21866 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Balé | por |
dc.subject | Masculinidade | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | Dança e masculinidade: a invisibilidade dos meninos em aulas de ballet na escola | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares, Jussara da Silva Rosa | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte da minha experiência e observação enquanto professora de dança, da falta ou pouca participação de meninos em aula de ballet na escola, por esta razão ela parte do seguinte problema: quais são os fatores que contribuem para a baixa adesão de meninos nas aulas de dança, nas escolas privadas “Colégio Integração e escola Flor do Campo” em Aracaju-SE, e como esses fatores perpetuam estereótipos de gênero? Em razão deste questionamento, este estudo tem como objetivo pontuar e refletir sobre os aspectos que se apresentam como barreiras para a ausência de meninos nas aulas de dança em atividades complementares nas escolas. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão de literatura a partir da relação entre ballet e participação masculina, e por uma pesquisa de campo do tipo descritiva realizada nas escolas supracitadas. A pesquisa revelou que a baixa adesão de meninos ao ballet é causada por estereótipos de gênero, resistência familiar, e a segregação das atividades por gênero nas escolas. A associação da dança à feminilidade e a falta de modelos masculinos são fatores que dificultam a participação masculin | pt_BR |
dc.publisher.department | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabrielly_Santos_Oliveira.pdf | 333,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.