Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21909
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Sobre pensar e ser geógrafa: vida e história que se confundem com a prática transformadora da realidade - uma homenagem a Alexandrina Luz Conceição |
Título(s) alternativo(s): | On thinking and being a geographer: life and history that are confused with the reality-transforming practice - a tribute to Alexandrina Luz Conceição Sobre pensar y ser geógrafo: vida e historia que se confunden con la práctica transformadora de la realidad - un homenaje a Alexandrina Luz Conceição |
Autor(es): | Santos, Ana Rocha dos |
Data do documento: | Dez-2020 |
Resumo: | Este texto homenageia a professora Alexandrina Luz Conceição. Entre tantas maneiras de prestigiá-la, optou-se por considerar seu rigor ao método, sua história relacionada à vivência como leitora voraz e seu compromisso radical com a educação na condição de professora. Procurou-se enfatizar a importância que a leitura teve para a sua formação, reafirmando-se que o conhecimento é destoante do aligeiramento e da leitura rasteira de obras e autores. A grandeza de Alexandrina foi construída ao longo de sua vida, desde a mais tenra infância. A diversidade de obras lidas também vai constituir seu modo de pensar, explicar a realidade e fazer escolhas que estejam do lado da emancipação humana. |
Abstract: | This text pays tribute to Professor Alexandrina Luz Conceição. Among so many ways to honor her, we chose to consider her rigor in the method, her history related to her experience as a voracious reader, and her radical commitment to education as a teacher. We tried to emphasize the importance that reading had for her formation, reaffirming that knowledge is different from lightening and the low reading of works and authors. Alexandrina's greatness was built throughout her life, from her earliest childhood. The diversity of works read will also constitute her way of thinking, explaining reality and making choices that are on the side of human emancipation. Este texto rinde homenaje a la profesora Alexandrina Luz Conceição. Entre tantas formas de homenajearla, optamos por considerar su rigor en el método, su historia relacionada con su experiencia como lectora voraz y su compromiso radical con la educación como maestra. Intentamos enfatizar la importancia que tuvo la lectura para su formación, reafirmando que el conocimiento es diferente al relámpago y la baja lectura de obras y autores. La grandezade Alexandrina se construyó a lo largo de su vida, desde su más tierna infancia. La diversidad de obras leídas constituirá también su forma de pensar, explicar la realidad y tomar decisiones que están del lado de la emancipación humana. |
Palavras-chave: | Conhecimento Método Professora Geografia Knowledge Method Professor Geography Conocimiento Método Profesora Geografía |
ISSN: | 2318-2695 |
Parte de : | Revista GeoNordeste |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | SANTOS, A. R. Sobre pensar e ser geógrafa: vida e história que se confundem com a prática transformadora da realidade - uma homenagem a Alexandrina Luz Conceição. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano 31, n. 2, p. 280-291, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/geonordeste/article/view/14938/11299. Acesso em: 7 maio 2025. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21909 |
Aparece nas coleções: | DGE - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HomenagemAlexandrinaLuzConceicao.pdf | 459,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.