Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21921
Tipo de Documento: Monografia
Título: Escore de cálcio no contexto hospitalar dos sistemas público e privado de atenção à saúde
Autor(es): Silveira, Mirella Sobral
Data do documento: 2018
Orientador: Oliveira, Joselina Luzia Menezes
Coorientador: Melo, Enaldo Vieira de
Resumo: Fundamento: Diante das altas taxas de mortalidade por Doenças Cardiovasculares no mundo, surge a necessidade de avaliação da aterosclerose subclínica através da estratificação dos principais fatores de riscos e escolha correta da modalidade diagnóstica. O Escore de Cálcio ganha destaque por ser uma ferramenta diagnóstica e prognostica, capaz de reclassificar o risco dos pacientes avaliados. O estudo tem como objetivo comparar as características clínicas dos pacientes com indicação de realização do Escore de Cálcio, em diferentes serviços de imagem cardiovascular dos setores público e privado das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Métodos: Trata-se de estudo transversal, analítico com dados coletados predominantemente de forma prospectiva no período de Abril de 2010 a Outubro de 2017. Resultados: Foram analisados 1274 pacientes encaminhados pelos seus médicos assistentes para realização de ATCC. em que foram avaliados 1274 pacientes com média de idade de 58,2 ± 11,7 anos sendo 387 do serviço Público Sudeste, 155 do Público Nordeste e 732 pacientes do serviço Privado Nordeste. Foram observadas frequências altas dos fatores associados ao risco cardiovascular, assim como a presença de sintomas como critério de indicação. Conclusão: Observou-se uma heterogeneidade nas características clinicas dos pacientes avaliados pelo Escore de Cálcio entre os quatro serviços, especialmente para idade, frequência do sexo masculino e feminino, fatores associados ao risco cardiovascular (dislipidemia e HAS), antecedentes familiares, frequência de sintomáticos e sintomas clínicos (precordialgias e dispneia). A indicação motivada pela positividade da prova isquêmica e presença de sintomas apresentou diferença entre os grupos, entretanto, Grau de Calcificação encontrado, não apresentou diferença na distribuição entre os serviços.
Palavras-chave: Calcificação Vascular
Aterosclerose Coronária
Saúde Pública
Saúde Suplementar
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: SILVEIRA, Mirella Sobral. Escore de cálcio no contexto hospitalar dos sistemas público e privado de atenção à saúde. 2018. 73f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2018.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21921
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mirella_Sobral_Silveira.pdf622,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.