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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Valdiceia de Jesus Cardoso-
dc.contributor.authorPaixão, Pablo Boaventura Sales-
dc.contributor.authorBarroso, Cristina de Almeida Valença Cunha-
dc.date.accessioned2025-05-08T12:00:52Z-
dc.date.available2025-05-08T12:00:52Z-
dc.date.issued2020-10-
dc.identifier.citationPINHEIRO, V. J. C.; PAIXÃO, P. B. S.; BARROSO, C. A. V. C. Avaliação do uso do twitter no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe: estratégias de marketing digital. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 18, n. 1, p. 1-14, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8661193. Acesso em: 8 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn1678-765X-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21922-
dc.description.abstractThe advent of the internet provided connectivity that brought down barriers, especially in communication. Society is in a network, and interaction is a major factor; in this context, information units must be present and adapted to the digital environment. Digital marketing presents itself as a strategy for success and proposes the use of metrics to measure the organization's participation in this environment. This article aims to analyze the use of twitter from the Library System of the Federal University of Sergipe (SIBIUFS) as a digital marketing strategy. The investigation is characterized as exploratory and descriptive, with a qualitative and quantitative approach. The instruments used for data collection were a questionnaire structured in an electronic form, sent via email to the social network manager,and a form built to analyze SIBIUFS’ posts on twitter in 2018, through the application of audience and engagement metrics. Through the analysis of the data collected, it was concluded that SIBIUFS' performance in the use of digital marketing strategies in social networks is still timid and demands the creation of a policy that regulates all marketing practices implemented in the unit and, thus, contribute to the increase of the degree of user interaction, enabling the dissemination and sharing of information, in addition to promoting the library environment.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.relation.ispartofRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectBibliotecas universitáriaspor
dc.subjectMetrias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEstudo de usuáriospor
dc.subjectUniversity librarieseng
dc.subjectMeasurementeng
dc.subjectUser studieseng
dc.titleAvaliação do uso do twitter no sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe: estratégias de marketing digitalpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the use of twitter in the library system of the Federal University of Sergipe: digital marketing strategieseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO advento da internet proporcionou a conectividade, que promoveu uma queda das barreiras, principalmente na comunicação. A sociedade está em rede e a interação é fator preponderante; nesse contexto, as unidades de informação devem estar presentes e se adequarem ao ambiente digital. O marketing digital se apresenta como uma estratégia para o sucesso e propõe o uso de métricas para aferir a participação da organização neste ambiente. Este artigo tem o objetivo de analisar a utilização do twitter do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Sergipe (SIBIUFS) como estratégia de marketing digital. A investigação tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram um questionário estruturado em formulário eletrônico, enviado através de e-mail ao gestor da rede social,e um formulário construído para análise das postagens da mídia twitter do SIBIUFS realizadas no ano de 2018, através da aplicação das métricas de audiência e engajamento. Mediante análise dos dados coletados, concluiu-se que a atuação do SIBIUFS na utilização de estratégias de marketing digital nas redes sociais ainda é tímida e demanda a criação de uma política que regulamente todas as práticas de marketing implementadas na unidade e, assim, contribuir para o crescimento do grau de interação de seus usuários, possibilitar a disseminação e o compartilhamento de informações, além de promover o ambiente da biblioteca.pt_BR
dc.description.localCampinaspt_BR
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