Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21932
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | “This is really war” um olhar da visualidade sobre o ingresso dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã em 1965 |
Autor(es): | Pereira, Ana Clara Torres |
Data do documento: | 28-Out-2024 |
Orientador: | Motta, Bárbara Vasconcellos de Carvalho |
Resumo: | A visualidade representa uma importante avenida de compreensão para as Relações Internacionais, ascendendo nas últimas décadas como tópico de interesse e discussão. Suas contribuições têm sido especialmente observadas no campo de Segurança, no qual deflagra dinâmicas de intervenção, conflito, risco e muito mais. Nesse âmbito, o estudo histórico é um exercício essencial, possibilitando a revisitação de episódios desse universo teórico através de lentes inovadoras e abrangentes. Diante disso, a presente pesquisa volta-se à Guerra do Vietnã, dada sua influência em termos culturais, imagéticos e de comunicação na trajetória dos Estados Unidos e do mundo. Em específico, busca-se compreender o momento em que se decide escalar os esforços estadunidenses em terras vietnamitas, em julho de 1965, debruçando-se sobre a atuação da mídia e do governo na articulação da intervenção; em especial, que imagens foram mobilizadas nessa atuação. Para isso, foram escolhidos os seguintes materiais visuais: 1) a imagem em pôster do “Aggression from the North”, policy paper produzido pela Agência de Informação em 1965; 2) as imagens veiculadas em julho de 1965 pelo jornal estadunidense The New York Times; 3) o documentário “Why Vietnam” (1965), também produzido pelo governo, porém veiculado na televisão e em meios institucionais. Com essa análise, espera-se compreender o papel essencial das imagens em análises globais através do tempo, além de perceber de que maneira o campo de Segurança é transformado e aprofundado por esse fenômeno. Em adição, a pesquisa busca examinar a relação entre mídia e governo na veiculação de narrativas securitizadoras, partindo do princípio intervisual e intertextual de que as imagens são centrais e não subordinadas ao discurso. |
Abstract: | Visuality represents an important avenue for comprehending International Relations, and it has been ascending in the last decades as a topic of interest and discussion. Its contributions have been especially observed in the field of security, making intervention, conflict and risk dynamics more evident. In this sense, History is an essential exercise, as it allows us to revisit episodes within the field through innovative and ample lenses. In light of these aspects, this research focuses on the Vietnam War, given its influence on cultural, imagetic and communicational terms throughout the trajectory of the United States and the world. Specifically, we aim to understand the moment when they decided to escalate their efforts in vietnamese land, in July 1965, dwelling on the way media and government behave to articulate an intervention, and what types of images were used for that. In order to achieve that, we chose the following visual materials: 1) the “Aggression from the North” poster produced by the US Information Agency; 2) the images published by The New York Times during July 1965; 3) and the documentary “Why Vietnam” (1965), also produced by the Information Agency, but vehiculated by television and other means. Through this study, we hope to better comprehend the role of images in global analysis through time, as well as perceive how the security field is transformed and deepened by this proposal. In addition, the research examines the relation between media and government in transmitting securitization narratives, coming from the intervisual and intertextual principle that images are central and not subordinated to discourse. |
Palavras-chave: | Relações internacionais Ensino superior (UFS) Visualidade Segurança visual Guerras (Vietnã) Securitização Visuality Visual Security Vietnam War Securitization |
área CNPQ: | OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DRI - Departamento de Relações Internacionais |
Citação: | Pereira, Ana Clara Torres. “This is really war” um olhar da visualidade sobre o ingresso dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã em 1965. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Relações Internacionais) – Departamento de Relações Internacionais, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21932 |
Aparece nas coleções: | Relações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana_Clara_Torres_Pereira.pdf | 10,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.