Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21963
Tipo de Documento: Monografia
Título : Saúde LGBTQIAPN+ na formação médica: percepção dos discentes sobre a abordagem clínico-curricular.
Autor : Teixeira, Víctor da Silva
Fecha de publicación : 21-mar-2024
Director(a): Machado, Evelyn de Oliveira
Co-Director(a): Matos, Luiz Eduardo Oliveira
Resumen: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina preconizam que o graduando deve ser formado para considerar todas as dimensões do ser humano, incluindo gênero e orientação sexual, porém a abordagem dessas temáticas na graduação ocorre de forma limitada. O tempo médio de ensino sobre a população LGBTQIAPN+ - durante toda a graduação - varia de 3 a 55 horas. A percepção dos discentes é de que a abordagem curricular é insuficiente, o que leva a falta de confiança/aptidão para atuar sobre as demandas dessa comunidade. Objetivo: Compreender a percepção dos discentes de medicina acerca da abordagem clínico-curricular da temática LGBTQIAPN+ em uma universidade do interior de Sergipe. Métodos: Estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa realizado entre uma amostra de conveniência de graduandos de medicina do 3 ao 6 º ciclo da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto. Os dados foram coletados por meio de um questionário validado composto por afirmações em escala Likert, em que os discentes foram abordados de forma virtual e presencial durante os meses de junho a outubro. Resultados: 137 discentes de medicina participaram do estudo, sendo 28% (n=38) do 3º ciclo, 23% (n=32) do 4º ciclo, 31% (n=42) do 5º ciclo e 18% (n=25) do 6º ciclo. 70% (n =96) tinham entre 20 a 25 anos, 51% (n=70) eram do sexo biológico feminino e se reconheciam como mulheres cisgênero, 59% (n=82) eram negras e 74% (n=102) eram heterossexuais. A maior parte (77%; n=89) relataram que gênero e sexualidade foram temas pouco frequentes, sendo que 79% (n = 99) tiveram contato com pessoas LBGTQIAPN+ apenas durante o internato. 77% (n = 88) tinham segurança para abordar orientação sexual dos pacientes, porém esse número foi menor (69%; n=74) quando se tratava de identidade de gênero e suas demandas. A segurança para abordar sexualidade e gênero foi maior entre aqueles que se autodeclararam negros (p=0,007; p=0,009). Ademais, foi evidenciada uma associação entre ser lésbica, gay ou bissexual e se sentir excluído em função da sua sexualidade (p<0,001), sendo 38 vezes maior do que entre os heterossexuais. Conclusão: A percepção dos participantes é que a abordagem curricular da temática LGBTQIAPN+ foi rara. Em outro prisma, a abordagem clínica mostrou-se focada apenas nos últimos anos de graduação, o que impactou na segurança em abordar segmentos específicos da comunidade como as pessoas transgênero. Apesar disso, o conhecimento teórico foi satisfatório, podendo estar relacionado às MAEA empregadas no campus universitário. Além disso, ambiente universitário é atravessado por estigmas advindos de discentes e docentes, podendo afetar o processo de aprendizado de graduandos LGBQIAPN+.
Resumen : Introduction: The National Curricular Guidelines for the Medicine course recommend that the undergraduate student must be trained to consider all dimensions of the human being, including gender and sexual orientation, however the approach to these themes during graduation occurs in a limited way. The average teaching time about the LGBTQIAPN+ population - throughout the course - varies from 3 to 55 hours. The perception of students is that the curricular approach is insufficient, which leads to a lack of confidence/aptitude to act on the demands of this community. Objective: To understand the perception of medical students regarding the clinical-curricular approach to the LGBTQIAPN+ theme at a university in the interior of Sergipe. Methods: Exploratory-descriptive study with a quantitative approach carried out among a convenience sample of medical students from the 3rd to 6th cycle of the Federal University of Sergipe, Campus Lagarto. Data were collected through a validated questionnaire composed of statements on a Likert scale, in which students were approached virtually and in person during the months of June to October. Results: 137 medical students participated in the study, 28% (n=38) from the 3rd cycle, 23% (n=32) from the 4th cycle, 31% (n=42) from the 5th cycle and 18% (n=25) of the 6th cycle. 70% (n =96) were between 20 and 25 years old, 51% (n=70) were female and recognized themselves as cisgender women, 59% (n=82) were black and 74% (n=102) were heterosexual. The majority (77%; n=89) reported that gender and sexuality were infrequent topics, with 79% (n = 99) having contact with LBGTQIAPN+ people only during internship. 77% (n = 88) were confident in addressing patients' sexual orientation, however this number was lower (69%; n=74) when it came to gender identity and its demands. Confidence in addressing sexuality and gender was greater among those who declared themselves black (p=0.007; p=0.009). Furthermore, an association was evidenced between being lesbian, gay or bisexual and feeling excluded due to their sexuality (p<0.001), being 38 times greater than among heterosexuals. Conclusion: The perception of the participants is that the curricular approach to the LGBTQIAPN+ theme was rare. In another perspective, the clinical approach was focused only on the last years of graduation, which impacted the safety in approaching specific segments of the community, such as transgender people. Despite this, the theoretical knowledge was satisfactory and may be related to the ATLM used on the university campus. Furthermore, the university environment is permeated by stigmas arising from students and teachers, which can affect the learning process of LGBQIAPN+ undergraduates.
Palabras clave : Currículo
Curriculum
Medicina Clínica
Clinical Medicine
Minorias Sexuais e de Gênero
Sexual and Gender Minorities
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma : por
Institución: UFS
Departamento: DMEL - Departamento de Medicina Lagarto – Lagarto - Presencial
Citación : TEIXEIRA, Víctor da Silva. Saúde LGBTQIAPN+ na formação médica: percepção dos discentes sobre a abordagem clínico-curricular. 2024. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Medicina, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, SE, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21963
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Víctor_da_Silva_Teixeira.pdf582,2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.