Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21979
Tipo de Documento: | Caderno pedagógico |
Título: | Projeto de letramento cultivando saberes |
Autor(es): | Silva, Rosangela Alves da |
Data do documento: | 2025 |
Orientador: | Vecchia, Adriana Dalla |
Resumo: | É com muita alegria que apresento este caderno pedagógico, resultado dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), cursado na Universidade Federal de Sergipe, sob a orientação da professora Dra. Adriana Dalla Vechhia. Foi a partir dessa trajetória acadêmica que aprofundei minha compreensão sobre as possibilidades de ensinar a língua materna de maneira contextualizada e integrada às práticas sociais. Com base nesses estudos, concebi o Projeto de Letramento Cultivando Saberes, que une a aprendizagem da escrita a práticas ambientais e culturais, proporcionando aos alunos uma vivência significativa dos letramentos. A proposta nasceu no contexto escolar, a partir do interesse dos alunos do 8º ano do ensino fundamental do Centro de Excelência Gov. Augusto Franco. Ao observarem as atividades desenvolvidas na horta escolar pelos estudantes do Ensino Médio, manifestaram o desejo de também participar dessas práticas. Diante desse anseio, o Cultivando Saberes foi criado como um espaço para integrar o ensino da escrita a experiências concretas, conectando os alunos ao meio ambiente e às práticas culturais de sua comunidade. Para estruturar essa proposta, baseei-me em estudos sobre os letramentos, na perspectiva socioculturais, de Kleiman (1995, 2001, 2005, 2007), Kleiman e Assis (2016) e Street (2014), além das reflexões sobre projetos de letramento discutidas por Oliveira, Tinoco e Santos (2014) e Kleiman (2001). Compreendo que os projetos de letramento representam uma metodologia eficaz para transformar a dinâmica escolar, tornando o ensino mais participativo e conectado às realidades dos alunos. Além disso, este trabalho adota a concepção de escrita processual e colaborativa (Menegassi, Polato e Gasparotto, 2019), valorizando a interação com os gêneros discursivos (Bakhtin, 2011) e o diálogo com as experiências cotidianas dos estudantes. Dessa forma, este caderno pedagógico reúne uma sequência de atividades elaboradas para auxiliar professores na implementação do projeto. Além de apresentar os fundamentos teóricos que sustentam a proposta, ele traz sugestões práticas, exemplos de ações realizadas pelos alunos e orientações para o acompanhamento do processo de aprendizagem. Vale destacar que as atividades aqui propostas são flexíveis e podem (e devem) ser adaptadas conforme as necessidades e realidades específicas de cada turma. O objetivo é oferecer um material que inspire e apoie os educadores na construção de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. Assim, convido você a explorar este caderno e a integrá-lo ao seu fazer pedagógico de maneira criativa e reflexiva. |
Palavras-chave: | Letramento Escrita criativa Ensino fundamental Desenvolvimento sustentável Projeto de letramento Escrita processual |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21979 |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROSANGELA_ALVES_SILVA-Caderno.pdf | 68,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.