Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22001
Tipo de Documento: Artigo
Título: Educação ambiental no município de Itabaiana/SE: reflexões, percepções e aplicações
Título(s) alternativo(s): Environmental education in the municipality of Itabaiana/SE: reflections, perceptions and applications
Educación ambiental en la ciudad de Itabaiana/SE: reflexiones, percepciones y aplicaciones
Autor(es): Carvalho, Diana Mendonça de
Professor, Josivalda da Silva Santos
Félix, Mércia Maria Santos
Data do documento: 2021
Resumo: O meio ambiente é um assunto interdisciplinar no contexto educacional. A respectiva temática é abrangente e agrega uma série de reflexões no que tange aos impactos socioespaciais e econômicos. Sendo assim, o meio ambiente não pode ser visto apenas como uma pauta socioeducacional, mas como uma meta-reflexo da educação para a promoção de mudanças no espaço-mundo vivido pela sociedade atual. Diante disso, o presente trabalho analisou a questão ambiental no município de Itabaiana (sergipe) sob a ótica da educação, com foco na coleta seletiva. Foi desenvolvido numa perspectiva empírica analítica, com base qualitativa, quantitativa e aplicativa, através de questionários aplicados junto a 340 pais de alunos da rede municipal de ensino, de atividades desenvolvidas com os alunos da rede educacional e com a culminância em praça pública. As atividades desenvolvidas sedimentaram um alicerce para a construção de novos valores socioambientais e éticos junto a sociedade itabaianense.
Abstract: The environment is an interdisciplinary subject in the educational context. The respective theme is comprehensive and adds a series of reflections regarding socio-spatial and economic impacts. Thus, the environment cannot be seen only as a socio-educational agenda, but as a meta-reflex of education to promote changes in the space-world experienced by today's society. Therefore, the present study analyzed the environmental issue in the municipality of Itabaiana from the perspective of education, with a focuson selective collection. This was developed in an empirical analytical perspective, with a qualitative, quantitative and applied basis, through questionnaires applied to 340 parents of students from the municipal school system, activities developed with students from the educational system and culminating in a public square. The activities developed established a foundation for the construction of new socio-environmental and ethical values with society in Itabaiana.
El medio ambiente es un tema interdisciplinario en el contexto educativo. El tema respectivo es integral y agrega una serie de reflexiones sobre los impactos socioespaciales y económicos. Por lo tanto, el medio ambiente no puede verse solo como una agenda socioeducativa, sino como un meta-reflejo de la educación para promover cambios en el mundo espacial que experimenta la sociedad actual. Por lo tanto, el presente estudio analizó el problema ambiental en el municipio de Itabaiana desde la perspectiva de la educación, con un enfoque en la recolección selectiva. Este se desarrolló en una perspectiva analítica empírica, con base cualitativa, cuantitativa y aplicada, a través de cuestionarios aplicados a 340 padres de alumnos del sistema escolar municipal, actividades desarrolladas con los alumnos del sistema educativo y que culminaron en una plaza pública. Las actividades desarrolladas sentaron las bases para la construcción de nuevos valores socioambientales y éticos con la sociedad en Itabaiana.
Palavras-chave: Educação ambiental
Lixo
Sustentabilidade
Environmental education
Waste
Sustainability
Educación ambiental
Residuos
Sostenibilidad
ISSN: 2359-4993
Parte de : Revista Sergipana de Educação Ambiental
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: CARVALHO, D. M.; PROFESSOR, J. S. S.; FÉLIX, M. M. S. Educação ambiental no município de Itabaiana/SE: reflexões, percepções e aplicações. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/14073/11823. Acesso em: 12 maio 2025
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22001
Aparece nas coleções:DGE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoAmbientalItabaiana.pdf393,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.