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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22036
Tipo de Documento: | Relatório |
Título: | Educação financeira na escola pública sergipana da microrregião do agreste de Itabaiana: necessidade da implantação, a partir do ensino fundamental |
Autor(es): | Barbosa, José Eduardo Santos |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este relatório apresenta resultados da investigação sob o título Educação Financeira na Escola Pública Sergipana da Microrregião do Agreste de Itabaiana: necessidade da implantação, a partir do ensino fundamental. Em cumprimento ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe. O estudo tem o objetivo de analisar a necessidade da implantação da educação financeira nas escolas públicas de Sergipe, a partir do ensino fundamental,entendendo que a criança com essa educação pode desenvolver atitudes e valores relacionados a aspectos socioeconômicos articulados ao seu dia a dia. A pesquisa de natureza descritiva, abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir da pesquisa bibliográfica e da coleta de dados por meio de questionários que foram enviados a coordenadores pedagógicos que atuam em escolas do ensino fundamental, em diferentes municípios do estado de Sergipe. A análise e interpretação dos dados coletados foram realizados de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontaram que as concepções dos coordenadores pedagógicos sobre Educação Financeira vão de uma visão que se aproxima da OCDE como um processo que contribui para tomar decisões financeiras fundamentadas que podem melhorar seu bem-estar financeiro e sua qualidade de vida, a uma visão que evidencia as dimensões valores e atitudes, numa perspectiva de formação cidadã, associada a uma qualidade de vida mais digna e sustentável. Também pode-se evidenciar que a maioria das escolas não possuem Educação Financeira no currículo e quando isso ocorre, se dá através do componente Matemática, de forma interdisciplinar ou através de projetos. Dentre os desafios apontados pelos participantes para a implantação da educação financeira nas escolas se destacam a ausência de formação do professor (inicial e continuada), relacionada ao conhecimento de conteúdos ligados a educação financeira, assim como ao trabalho de forma interdisciplinar e às condições de trabalho na instituição. Desse modo, salienta-se a necessidade de divulgar esta temática junto às escolas, de capacitar os professores, assim como estabelecer diálogos entre professores e instituições visando a implantação e ampliação da Educação Financeira de forma institucional no Ensino Fundamental. |
Palavras-chave: | Educação financeira Ensino fundamental Escolas |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22036 |
Aparece nas coleções: | 34° Encontro de Iniciação Científica da UFS Relatórios de Iniciação Científica |
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