Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Beatriz Montes dos-
dc.date.accessioned2025-05-15T17:29:45Z-
dc.date.available2025-05-15T17:29:45Z-
dc.date.issued2025-02-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz Montes dos. A importância da literatura infantil para a luta antirracista: análise das obras Amoras (2018), de Emicida, O pequenо príncipe preto (2020), de Rodrigo França e Com qual penteado eu vou? (2021), de Kiusam de Oliveira. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22044-
dc.description.abstractThis research aims to highlight the importance of children's literature for the anti-racist struggle through the analysis of the works Amoras (2018), by Emicida, O pequeno príncipe preto (2020), by Rodrigo França, and Com qual penteado eu vou? (2021), by Kiusam de Oliveira. The problem of this work was shaped by the observation that many children's literary narratives are portrayed from a Eurocentric and colonial point of view, which does not welcome identity diversity and excludes historically marginalized groups, such as black people. In view of this, we analyzed the aforementioned books with the purpose of identifying the ethnic-racial and cultural aspects related to black people. Next, we discuss the importance of positive black representations in children's literature; we investigate the motivations related to the writing of the authors of the analyzed books to infer the relevance of their trajectories for their productions in the field of children's literature. Finally, we address the obstacles present in children's schooling processes and reflect on the importance of including anti-racist resources and practices in educational institutions. We conclude that children's works with plots in which black people are represented from perspectives contrary to subalternity are essential tools for the anti-racist struggle, since they embrace diversity and contribute to children's development, thus enabling the construction of a more just and less prejudiced society. As theoretical support, we brought the contributions of Regina Zilberman and Marisa Lajolo (1988; 2006), to understand the aspects of children's literature; Munanga (2004) for the definitions of race and racism; Neusa Santos (1983) and Cida Bento (2022), to address the concepts of blackness and whiteness; Bárbara Carine (2023), to discuss anti-racist practices in schools, among others.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil africanapor
dc.subjectAnálise crítica do discursopor
dc.subjectCrianças negraspor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectLiteratura infantil afrocentradapor
dc.subjectPráticas antirracistaspor
dc.subjectInfâncias negraspor
dc.subjectAfrocentric children's literatureeng
dc.subjectAnti-racist practiceseng
dc.subjectBlack childhoodseng
dc.titleA importância da literatura infantil para a luta antirracista: análise das obras Amoras (2018), de Emicida, O pequenо príncipe preto (2020), de Rodrigo França e Com qual penteado eu vou? (2021), de Kiusam de Oliveirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Alessandra Corrêa de-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta como objetivo principal destacar a importância da literatura infantil para a luta antirracista por meio da análise das obras Amoras (2018), de Emicida, O pequeno príncipe preto (2020), de Rodrigo França, e Com qual penteado eu vou? (2021), de Kiusam de Oliveira. A problemática deste trabalho foi moldada a partir da constatação de que muitas das narrativas literárias infantis são retratadas pelo ponto de vista eurocêntrico e colonial, o qual não acolhe as diversidades identitárias e excluí grupos historicamente marginalizados, como os povos negros. Diante disso, analisamos os livros mencionados com o propósito de identificar os aspectos étnico-raciais e culturais relacionados às pessoas negras. Em seguida, discutimos a importância das representatividades negras positivas na literatura infantil; investigamos as motivações relacionadas à escrita dos autores dos livros analisados para inferir a relevância de suas trajetórias para as suas produções no campo literário infantil. Por fim, abordamos os obstáculos presentes nos processos de escolarização das crianças e refletimos sobre a importância da inserção dos recursos e das práticas antirracistas nas instituições de ensino. Concluímos que obras infantis com enredos em que pessoas negras são representadas a partir de perspectivas contrárias à subalternidade são ferramentas essenciais para a luta antirracista, uma vez que elas acolhem as diversidades e contribuem para o desenvolvimento das crianças, possibilitando dessa forma a construção de uma sociedade mais justa e menos preconceituosa. Como aporte teórico, trouxemos as contribuições de Regina Zilberman e Marisa Lajolo (1988; 2006), para compreender os aspectos da literatura infantil; Munanga (2004) para as definições de raça e racismo; Neusa Santos (1983) e Cida Bento (2022), para abordar os conceitos de negritude e branquitude; Bárbara Carine (2023), para discutir práticas antirracistas nas escolas, entre outros.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ_MONTES_SANTOS.pdf18,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.