Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22076Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silveira, Ellen Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-16T14:07:35Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-16T14:07:35Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-22 | - |
| dc.identifier.citation | SILVEIRA, Ellen Santos. Alimentação saudável como tema gerador de uma sequência didática para auxiliar na ensinagem de biomoléculas. 2024. 117 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22076 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.subject | Sequência didática | por |
| dc.subject | Macronutrientes | por |
| dc.subject | Contextualização | por |
| dc.subject | Química – Estudo e ensino | por |
| dc.title | Alimentação saudável como tema gerador de uma sequência didática para auxiliar na ensinagem de biomoléculas | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Moreira, Jane de Jesus da Silveira | - |
| dc.description.resumo | A alimentação é um direito básico garantido pela Constituição Federal. É por meio dos alimentos que se obtêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, cuja falta pode ocasionar diversos problemas de saúde, como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a exemplo da obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Este trabalho, de cunho qualitativo, tem como objetivo avaliar como a aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre os macronutrientes: carboidratos, lipídeos e proteínas pode contribuir para que os alunos compreendam o que compõe uma alimentação saudável e seus benefícios para a saúde. A SD foi aplicada ao longo de um período de 1 mês (8 horas aula), com a participação de 20 estudantes. Foi possível observar que 90% dos participantes da pesquisa apresentaram uma compreensão sobre o conceito de alimentação saudável compatível com o discutido ao longo da SD, e 75% conseguiram compreender que a glicose faz parte do grupo de nutrientes carboidratos; no entanto, uma parte significativa teve dificuldade em identificar suas funções orgânicas. Por fim, verifica-se a importância de relacionar temas do cotidiano dos estudantes com a discussão de conceitos químicos. | pt_BR |
| dc.publisher.department | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
| dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
| dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Química | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ellen_Santos_Silveira.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
