Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22076
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilveira, Ellen Santos-
dc.date.accessioned2025-05-16T14:07:35Z-
dc.date.available2025-05-16T14:07:35Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Ellen Santos. Alimentação saudável como tema gerador de uma sequência didática para auxiliar na ensinagem de biomoléculas. 2024. 117 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22076-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectMacronutrientespor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopor
dc.titleAlimentação saudável como tema gerador de uma sequência didática para auxiliar na ensinagem de biomoléculaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Jane de Jesus da Silveira-
dc.description.resumoA alimentação é um direito básico garantido pela Constituição Federal. É por meio dos alimentos que se obtêm os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, cuja falta pode ocasionar diversos problemas de saúde, como as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a exemplo da obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Este trabalho, de cunho qualitativo, tem como objetivo avaliar como a aplicação de uma Sequência Didática (SD) sobre os macronutrientes: carboidratos, lipídeos e proteínas pode contribuir para que os alunos compreendam o que compõe uma alimentação saudável e seus benefícios para a saúde. A SD foi aplicada ao longo de um período de 1 mês (8 horas aula), com a participação de 20 estudantes. Foi possível observar que 90% dos participantes da pesquisa apresentaram uma compreensão sobre o conceito de alimentação saudável compatível com o discutido ao longo da SD, e 75% conseguiram compreender que a glicose faz parte do grupo de nutrientes carboidratos; no entanto, uma parte significativa teve dificuldade em identificar suas funções orgânicas. Por fim, verifica-se a importância de relacionar temas do cotidiano dos estudantes com a discussão de conceitos químicos.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ellen_Santos_Silveira.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.