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dc.contributor.authorSantos, Carmen dos-
dc.date.accessioned2025-05-16T14:33:08Z-
dc.date.available2025-05-16T14:33:08Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.citationSANTOS Carmen dos. O papel do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de alunos do curso de química licenciatura da Universidade Federal de Sergipe do Campus Professor Alberto Carvalho. 2024. 63 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22077-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectResidentespor
dc.subjectResidência pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.titleO papel do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de alunos do curso de química licenciatura da Universidade Federal de Sergipe do Campus Professor Alberto Carvalhopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, João Paulo Mendonça-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo examinar, por meio de narrativas textuais, o papel do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de seis alunos participantes desse programa do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe – Campus Professor Alberto Carvalho, do edital de 2022. O interesse pela pesquisa surgiu da minha curiosidade sobre a formação de professores e da minha própria participação no PRP, o que me motivou a estabelecer uma relação entre a minha experiência e a de outros participantes. Dada a importância que o programa teve para minha formação profissional, busquei investigar se ele também exerce um papel significativo na formação de outros residentes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, conforme orientações de Creswell (2007), e utilizou narrativas textuais escritas por seis residentes, relatando suas experiências desde o início até o término do programa. A análise dessas narrativas foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). A partir dessas leituras, foi construído o corpus da pesquisa. Durante a análise dos dados, emergiram cinco categorias: (1) Aprendizagem da atividade docente, (2) Ampliação da compreensão sobre o ser professor, (3) Conhecer/compreender o contexto escolar, (4) Compreensão sobre o ensino, e (5) Partilha de conhecimento entre orientador, preceptor e residente. A interpretação dos dados revelou falas que destacam aprendizagens significativas, articulação entre teoria e prática, impacto da imersão na sala de aula, além da evolução que os residentes tiveram tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. Portanto, os resultados indicam que o Programa Residência Pedagógica contribui para a formação dos futuros professores.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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