Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Angélica da Fontoura Garcia | - |
dc.contributor.author | Alves, Tiago Augusto dos Santos | - |
dc.contributor.author | Amorim, Marta Élid | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-16T18:33:38Z | - |
dc.date.available | 2025-05-16T18:33:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. F. G.; ALVES, T. A. S.; AMORIM, M. E. Impacto do outlier na média e na mediana: reflexões geradas por professores. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, Itabaiana, v. 6, n. 1, p. 107-123, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/ReviSe/article/view/14757/11845. Acesso em: 16 maio 2025. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-5444 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22085 | - |
dc.description.abstract | This paper presents research developed in a context of continuing education, experienced by teachers who teach mathematics in the final years of elementary and high school. It is a qualitative study through which it seeks to interpret the professional knowledge made explicit by a group of 12 teachers from their participation in one of the activities of their qualification process. The data collected are analysed based on studies that discuss the knowledge necessary for teaching mathematics and reflect upon teaching practice. The interpretation of the participants' dialogues allows us to infer the increase in the level of literacy concerning the measures of central tendency (MCT) and the development of common and specialised content knowledge, especially from the reflection on whether the MCT are affected by outliers and whether they should be used to compose the data. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ReviSeM - Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento profissional docente | por |
dc.subject | Reflexão sobre a prática | por |
dc.subject | Ensino de medidas de tendência central | por |
dc.subject | Outlier | por |
dc.subject | Professional teaching knowledge | eng |
dc.subject | Reflection on practice | eng |
dc.subject | Teaching of measure of central tendency | eng |
dc.title | Impacto do outlierna média e na mediana: reflexões geradas por professores | pt_BR |
dc.title.alternative | Impact of the outlier in the mean and median line: teachers’ reflections | eng |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida em um contexto de formação continuada, vivenciado por professores que lecionam Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa por meio do qual procura-se interpretar os conhecimentos profissionais explicitados por um grupo de 12 professores a partir de sua participação em uma das atividades do processo formativo. Os dados coletados são analisados a partir de estudos que discutem os conhecimentos necessários para o ensino da Matemática e refletem sobre a prática docente. A interpretação dos diálogos dos participantes permite inferir a ampliação do nível de letramento concernente às Medidas de Tendência Central (MTC) e o desenvolvimento do conhecimento comum e especializado do conteúdo, sobretudo a partir da reflexão sobre as MTC serem ou não afetadas pelos outlierse sobre sua utilização ou não para a composição dos dados. | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DMA - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ImpactoOutlierMediaMediana.pdf | 432,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.