Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22088
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Felipe da Fonseca-
dc.contributor.authorAlves, Adriana-
dc.contributor.authorSantos, Núbia Dias dos-
dc.date.accessioned2025-05-16T19:12:19Z-
dc.date.available2025-05-16T19:12:19Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, F. F.; ALVES, A.; SANTOS, N. B. Entre práticas, memórias e grafias ambientais: os anjos do rio e o espaço do corpo hídrico. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. especial, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/15586/11787. Acesso em: 16 maio 2025.pt_BR
dc.identifier.issn2359-4993-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22088-
dc.description.abstractBy disciplining scientific knowledge, fragmenting knowledge as a means of specializing the forms of exploring nature, science naturalized appropriation, leading the human being to think of himself as a superior being and external to nature. The teaching of environmental sciences can contribute to the reflection on these socioenvironmental relations, valuing the identity of the subjects and rescuing others in their dealings with nature. This article presentsthe teaching practice of environmental sciences, as a way to deconstruct the objectification of nature, through the sensitization of the human being through pedagogical workshops, such as the water body space and sustainable practices such as Anjos do Rio, which emanate looks of respect and otherness over the Piauí and Vaza-Barris rivers, developed in two researches belonging to the Postgraduate Program in the National Network for the Teaching of Environmental Sciences (PROFCIAMB) of the Federal Universityof Sergipe.eng
dc.description.abstractAl disciplinar el conocimiento científico, fragmentando el conocimiento como medio de especialización de las formas de explorar la naturaleza, la ciencia naturalizó la apropiación, llevando al ser humano a pensar en sí mismo como un ser superior y externo a la naturaleza. La enseñanza de las ciencias ambientales puede contribuir a la reflexión sobre estas relaciones socioambientales, valorando la identidad de los sujetos y rescatando a otros en su trato con la naturaleza. Este artículo presenta la práctica docente de las ciencias ambientales, como una forma de deconstruir la objetivación de la naturaleza, a través de la sensibilización del ser humano a través de talleres pedagógicos, como el espacio del cuerpo de agua y prácticas sostenibles como los Ángelesde Río, que emanan miradas de respeto y alteridad sobre los ríos Piauí y Vaza-Barris, desarrolladas en dos investigaciones pertenecientes al Programa de Posgrado en la Red Nacional para la Enseñanza de las Ciencias Ambientales (PROFCIAMB) de la Universidad Federal de Sergipe.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Sergipana de Educação Ambientalpt_BR
dc.subjectAnjos do Riopor
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEspaço hídricopor
dc.subjectAngels of Rioeng
dc.subjectEnvironmental scienceseng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectWater spaceeng
dc.subjectÁngeles de Ríospa
dc.subjectCiencias ambientalesspa
dc.subjectComunidadspa
dc.subjectEnseñandospa
dc.subjectEspacio acuáticospa
dc.titleEntre práticas, memórias e grafias ambientais: os anjos do rio e o espaço do corpo hídricopt_BR
dc.title.alternativeAmong environmental practices, memories and graphics: the angels of the river and the space of the water bodyeng
dc.title.alternativeEntre prácticas, memorias y gráficos ambientales: los ángeles del río y el espacio del cuerpo de aguaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoAo disciplinar o conhecimento científico, fragmentando os saberes como meio de especializar as formas de exploração da natureza, a ciência naturalizou a apropriação, levando o ser humano a pensar-se como um ser superior e externo a natureza. O ensino das ciências ambientais pode contribuir para a reflexão acerca dessas relações socioambientais, valorizando a identidade dos sujeitos e resgatando a outridade no trato com a natureza. O presente artigo apresenta a prática de ensino das ciências ambientais, como caminho para a desconstrução da objetificação da natureza,através da sensibilização do ser humano por meio de oficinas pedagógicas, como o espaço do corpo hídrico e práticas sustentáveis como os Anjos do Rio, que emanam olhares de respeito e outridade sobre os rios Piauí e Vaza-Barris, desenvolvidas em duas pesquisas pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da Universidade Federal de Sergipe.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:DGE - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnjosRioEspacoCorpoHidrico.pdf402,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.