Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22120
Tipo de Documento: Monografia
Título : Crescimento e multiplicação in vitro de Epidendrum Cinnabarinum em meio de cultura suplementado
Autor : Santana, Milena Mendonça
Fecha de publicación : 23-abr-2025
Director(a): Santana, Marlucia Cruz de
Resumen: A família Orchidaceae possui ampla distribuição geográfica, representando 7% das espécies de plantas com flores. Suas belas e coloridas flores são bastante exploradas para fins ornamentais, estando entre as mais utilizadas. No Brasil, a família é bem representada por 247 gêneros e 2683 espécies. Em Sergipe, há registro de 34 gêneros e 63 espécies, entre elas, Epidendrum cinnabarinum, pertencente a um dos gêneros mais representativos do estado. O cultivo in vitro é uma forma de propagação em meio nutritivo e assimbiótico, trazendo benefícios como a não obrigação de relação simbiótica com fungos na germinação das orquídeas e preservação das espécies, visto que, na natureza há diversos fatores que ameaçam essas espécies de extinção. Alguns autores têm avaliado a influência da adição de hormônios e produtos orgânicos ao meio de cultura na germinação, crescimento e micropropagação de diversas espécies vegetais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da suplementação do meio de cultura com água de coco, polpa de banana, polpa de tomate e com o hormônio 6-benzilaminopurina (BAP) no desenvolvimento e micropropagação da espécie E. cinnabarinum. Todos os experimentos tiveram o meio de cultura Wood Plant Medium (WPM) como base. No primeiro experimento foi avaliada a influência da adição de água de coco no meio de cultura sobre o crescimento das plântulas. Plântulas após 80 dias de semeadura foram inoculadas em tratamentos com concentrações de 0, 50 e 100mL L-1 de água de coco. No segundo experimento foi avaliada a influência da adição de polpa de banana e tomate na multiplicação da espécie, os explantes utilizados estavam com 210 dias de semeadura e foram inoculadas em nove tratamentos diferentes. Os tratamentos foram suplementados com polpa de banana com concentrações de 25, 50, 75 e 100g L-1, respectivamente. Enquanto os demais tratamentos foram suplementados com concentrações de 25, 50, 75 e 100g L-1 de polpa de tomate. No terceiro experimento foi avaliada a influência do hormônio BAP na multiplicação da espécie. Os explantes utilizados tinham 240 dias e foram inoculadas em cinco tratamentos variando a concentração de BAP, 0, 1, 2, 4 e 8 mg L-1. O tratamento sem suplementação de água de coco resultou no melhor desenvolvimento em relação ao número de folhas. Enquanto no experimento de suplementação com polpa de banana e tomate, a polpa dos frutos apresentou resultados positivos na multiplicação em relação ao tratamento controle. Por fim, no experimento de multiplicação em diferentes concentrações de BAP, foi possível observar maior porcentagem de brotos no tratamento suplementado com 8 mg L-1 de BAP em relação ao tratamento com 4 mg L-1 de BAP.
Palabras clave : Ecologia
Ensino superior (UFS)
Polpa de frutos
Embriogênese somática
Água de coco
Orchidaceae
BAP (6-benzilaminopurina)
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citación : Santana, Milena Mendonça. Crescimento e multiplicação in vitro de Epidendrum cinnabarinum em meio de cultura suplementado. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22120
Aparece en las colecciones: Ecologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Milena_Mendonca_Santana.pdf1,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.