Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Raquel Mazzotti Cavalcanti da-
dc.date.accessioned2025-05-19T14:39:21Z-
dc.date.available2025-05-19T14:39:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Raquel Mazzotti Cavalcanti da. Conhecimento sobre morte encefálica entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe. 2015. 70f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22129-
dc.description.abstractINTRODUCTION: The concept of brain death is somewhat new and it is still not well accepted among the population and even medical students and doctors. OBJECTIVES: To evaluate the knowledge of a sample of medical students from the Federal University of Sergipe concerning the diagnostic protocol of brain death. METHODS: Descriptive cross-sectional study that evaluated medical students through a self- assessment questionnaire with technical and ethical questions based on the Resolution 1.480/97 of the Medical Federal Board that states the critera for characterization of brain death. RESULTS: 99 students were evaluated. Most of them (65,7%) knew how to identify patients to be included in the brain death protocol. However only 17% of them knew the meaning of brain death. A great amount of graduates (63,6%) has never examined a brain dead patient. CONCLUSIONS: The results of this study point to a limited knowledge among medical studentsabout the criteria for characterizing brain death.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMorte Encefálicapor
dc.subjectObtenção de Tecidos e Órgãospor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectBrain Deatheng
dc.subjectTissue and Organ Procurementeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleConhecimento sobre morte encefálica entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Roberto César Pereira do-
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: O conceito de morte encefálica (ME) ainda é relativamente novo e ainda não é bem aceito pela população em geral, inclusive entre médicos e estudantes de Medicina. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de uma amostra de estudantes de Medicina da Universidade Federal de Sergipe sobre o protocolo diagnóstico de ME. MÉTODOS: Estudo descritivo de corte transversal que avaliou acadêmicos através de um questionário auto-aplicável composto por questões referentes ao conhecimento, técnico e ético, de acordo com a Resolução nº 1.480/97 do Conselho Federal de Medicina, que dispõe sobre os critérios para caracterização de ME. RESULTADOS: Foram avaliados 99 estudantes. A maioria dos estudantes (65,7%) soube identificar os pacientes candidatos ao protocolo de ME. No entanto, apenas 17% dos estudantes sabiam o que significa morte encefálica. Grande parte dos estudantes (63,6%) nunca avaliou um paciente em morte encefálica. CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo apontaram para um conhecimento limitado dos estudantes avaliados sobre os critérios para caracterização da ME.pt_BR
dc.publisher.departmentDME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Raquel_Mazzotti_Cavalcanti_da_Silva.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.