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Tipo de Documento: Artigo
Título: A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas
Título(s) alternativo(s): The environmental dimension in the pedagogical-curricular proposal for the training of pedagogues
La dimensión ambiental en la propuesta pedagógico-curricular para la formación de pedagogos y pedagogas
Autor(es): Dantas, Cássia Machado Ribeiro
Araújo, Maria Inêz Oliveira
Data do documento: 2021
Resumo: A pedagogia como campo de conhecimento e investigação ou ciência prática da educação que estuda o fenômeno educativo em sua globalidade/complexidade perpassa a implementação da Educação Ambiental. Este texto objetiva explicitar como a proposta pedagógico-curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão contribui para a formação de professores(as) na perspectiva ambiental. Para tanto, foi analisado o Projeto Pedagógico (PPC), bem como o currículo do curso supracitado. Verificou-se que as contribuições do conhecimento ambiental-ecológico para o campo da Educação Ambiental são incipientes e se conjectura sua possibilidade a partir da disciplina Educação e Ética Ambiental, a qual compõe o núcleo de estudos básicos e, mais especificamente, o eixo campos do conhecimento educacional, uma vez que esse núcleo articulará princípios e concepções de diferentes áreas do conhecimento com pertinência ao campo da pedagogia e dos estudos das relações entre a educação e as problemáticas centrais da sociedade contemporânea, dentre elas a sustentabilidade.
Abstract: Pedagogy as a field of knowledge and investigation or practical science of education that studies educational actions permeates the implementation of environmental education. This text aims to explain the contributions of ecological concepts to the educational process from an environmental perspective, present in the pedagogical-curricular proposal of the Pedagogy course at the Federal University of Sergipe (UFS)/São Cristóvão. Therefore, the Pedagogical Project was analyzed, as well as the curriculum of the aforementioned course. We found that the contributions of environmental-ecological knowledge to the field of environmental education are incipient and its possibility is conjectured from the subject Environmental Education and Ethics, which makes up the core of basic studies and, specifically, the axis of fields of educational knowledge , since this nucleus, will articulate principles and conceptions of different areas of knowledge relevant to the field of pedagogy and studies of the relations between education and the central problems of contemporary society, including sustainability.
La pedagogía como campo de conocimiento e investigación o ciencia práctica de la educación que estudia las acciones educativas impregna la implementación de la educación ambiental. Este texto tiene como objetivo explicar los aportes de los conceptos ecológicos al proceso educativo desde una perspectiva ambiental, presente en la propuesta pedagógico-curricular del curso de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe (UFS)/São Cristóvão. Por tanto, se analizó el Proyecto Pedagógico, así como el plan de estudios del curso mencionado. Encontramos que los aportes del conocimiento ambiental-ecológico alcampo de la educación ambiental son incipientes y su posibilidad se conjetura a partir de la asignatura Educación y Ética Ambiental, que conforma el núcleo de los estudios básicos y, en concreto, el eje de los campos del conocimiento educativo. , desde este núcleo, articulará principios y concepciones de diferentes áreas del conocimiento relevantes para el campo de la pedagogía y estudios de las relaciones entre la educación y los problemas centrales de la sociedad contemporánea, incluida la sostenibilidad.
Palavras-chave: Educação ambiental
Formação inicial
Pedagogia
Environmental education
Initial formation
Pedagogy
Educación ambiental
Formación inicial
Pedagogía
ISSN: 2359-4993
Parte de : Revista Sergipana de Educação Ambiental
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: DANTAS, C. M. R.; ARAÚJO, M. I. O. A dimensão ambiental na proposta pedagógico-curricular para a formação de pedagogos e pedagogas. Revista Sergipana de Educação Ambiental, São Cristóvão, v. 8, n. 1, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/16065/11972. Acesso em: 19 maio 2025.
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URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22133
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