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Tipo de Documento: Artigo
Título: Educação ambiental crítica como instrumento na análise dos conflitos socioambientais em comunidades tradicionais no litoral entre Sergipe e Bahia
Título(s) alternativo(s): Critical environmental education as an instrument in the analysis of socio-environmental conflicts in traditional communities on the coastal between Sergipe and Bahia
La educación ambiental crítica como instrumento en el análisis de conflictos socioambientales en comunidades tradicionales de la costa entre Sergipe y Bahia
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Santos, Sindiany Suelen Caduda dos
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
Data do documento: Set-2021
Resumo: O objetivo do artigo é analisar a Educação Ambiental (EA) crítica no processo de constituição dos conflitos socioambientais vivenciados por comunidades pesqueiras no litoral entre Sergipe e a Bahia, na área de abrangência do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). O PEAC é resultante de uma medida mitigadora, exigida pelo IBAMA, como obrigatoriedade no licenciamento ambiental federal em função da exploração e produção offshorede petróleo e gás. Foram realizadas oficinas participativas entre os meses de novembro de 2016 e janeiro de 2017, com 33 representantes dos municípios de Santa Luzia do Itanhi, Estância e Indiaroba, em Sergipe, e Conde e Jandaíra, no estado da Bahia. Os principais resultados apontaram o reconhecimento das comunidades tradicionais pesqueiras, acompanhado dos estímulos à reflexão das realidades vividas, que trouxeram elementos relevantes para análise dos conflitos socioambientais: impactos; atores envolvidos; e possíveis soluções vistas pelos participantes da pesquisa. As ações participativas oportunizam articulação para gerir conflitos e pensar alternativas para transformação socioambiental de maneira coletiva em prol da luta pela conservação dos ambientes costeiros.
Abstract: The objective of the article is to analyze the Environmental Education (EA) critical in the process of constituting the socio-environmental conflicts experienced by fishing communities in the Coast between Sergipe and Bahia, in the area covered by the Environmental Education Program with Coastal Communities (PEAC). PEAC is the result of a mitigating measure, required by IBAMA, as mandatory in the federal environmental licensingdue to offshore oil and gas exploration and production. Participatory workshops were held between the months of November 2016 and January 2017, with 33 representatives from the municipalities of Santa Luzia do Itanhi, Estância and Indiaroba, in Sergipe, and Conde and Jandaíra, in the state of Bahia. The main results pointed to the recognition of traditional fishing communities, accompanied by incentives to reflect on the realities experienced, which brought relevant elements for the analysis of socio-environmental conflicts: impacts; actors involved; and possible solutions seen by the research participants. Participatory actions provide opportunities for articulation to manage conflicts and think about alternatives for socioenvironmental transformation collectively in favor of the struggle for the conservation of coastal environments.
El objetivo del artículo es analizar la Educación Ambiental (EA) crítica en el proceso de constitución de los conflictos socioambientales de las comunidades pesqueras de la costa entre Sergipe y Bahía, en el área cubierta por el Programa de Educación Ambiental con Comunidades Costeras(PEAC). PEAC es el resultado de una medida de mitigación, requerida por IBAMA, como obligatoria en la licencia ambiental federal debido a la exploración y producción de petróleo y gas en alta mar. Se realizaron talleres participativos entre los meses de noviembre de 2016 y enero de 2017, con 33 representantes de los municipios de Santa Luzia do Itanhi, Estância e Indiaroba, en Sergipe, y Conde y Jandaíra, en el estado de Bahía. Los principales resultados apuntaron al reconocimiento de las comunidades pesqueras tradicionales, acompañado de incentivos para reflexionar sobre las realidades vividas, que aportaron elementos relevantes para el análisis de los conflictos socioambientales: impactos; actores involucrados; y posibles soluciones vistas por los participantes de la investigación. Las acciones participativas brindan espacios de articulación para gestionar conflictos y pensar colectivamente en alternativas de transformación socioambiental a favor de la lucha por la conservaciónde los ambientes costeros.
Palavras-chave: Educação ambiental
Conflitos socioambientais
Comunidade costeiras
Environmental education
Socio-environmental disagreement
Coastal community
Educación ambiental
Conflictos socioambientales
Comunidad Costera
ISSN: 2318-2695
Parte de : Revista GeoNordeste
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Citação: SILVA, M. S. F.; SANTOS, S. S. C.; LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica como instrumento na análise dos conflitos socioambientais em comunidades tradicionais no litoral entre Sergipe e Bahia. Revista GeoNordeste, São Cristóvão, ano 32, n. 2, p. 214-228, set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/geonordeste/article/view/16098/12182. Acesso em: 20 maio 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22147
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