Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22165
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Percepções de licenciandos em matemática acerca das metodologias de ensino: uma análise a partir da vivência em uma oficina de matemática no PIBID |
Título(s) alternativo(s): | Perceptions of undergratuate in mathematics about teaching methodologies: an analysis from the experience in a mathematics workshop in Pibid Percepciones de los graduados en matemáticas sobre las metodologías de enseñanza: un análisis de la experiencia en una oficina de matemáticas no Pibid |
Autor(es): | Silva, Narinha Mylena Rocha da Rosa, Maria Cristina Machado, Kalyne Teresa Santos, Nailys Melo Sena Souza, Denize da Silva |
Data do documento: | Jan-2021 |
Resumo: | Um dos núcleos do Programa Institucional de Bolsas em Iniciação à Docência (Pibid) vinculado à Universidade Federal de Sergipe é formado por licenciandos em Matemática no Campus São Cristóvão. Em uma de suas atividades, realizamos uma oficina intitulada “Da construção à aplicação: uma proposta para o estudo de área”, na qual, buscamos articular diferentes metodologias de ensino da matemática apresentando potencialidades de um único material didático na abordagem de diferentes objetos de conhecimento. Neste artigo, objetivamos identificar as percepções de bolsistas pibidianos acerca da vivência nessa prática e as possíveis implicações desta vivência na formação desses futuros docentes. A análise dos resultados, nos permitiu apontar duas categorias: mobilização de bolsistas pibidianos para a docência e as potencialidades das metodologias de ensino da matemática. Inicialmente, apresentamos um debate sobre a formação de professores e metodologias de ensino. Em seguida, as percepções dos licenciandos a respeito de sua participação na Oficina. Tais resultados reforçam as importantes contribuições dos programas de formação docente, como o Pibid, sendo um espaço de aprendizagens e construção de novos saberes docentes. |
Abstract: | One of the cores of the Institutional Scholarship Program in Initiation to Teaching (Pibid) linked to the Federal University of Sergipe is formed by graduates in Mathematics at the São Cristóvão Campus. In one of its activities, we held a workshop entitled “From construction to application: a proposal for the study of the area”, in which we seek to articulate different methodologies for teaching mathematics presenting the potential of a single didactic material in the approach of different objects of knowledge . In this article, we aim to identify the perceptions of Pibid scholarship holders about their experience in this practice and the possible implications of this experience in the training of these future teachers. The analysis of the results allowed us to point out two categories: mobilization of Piibid scholarship holders for teaching and the potential of mathematics teaching methodologies. Initially, we presented a debate on teacher training and teaching methodologies. Then, the graduates' perceptions regarding their participation in the Workshop. Such results reinforce the important contributions of teacher training programs, such as Pibid, being a space for learning and building new teaching knowledge. Uno de los ejes del Programa de Becas Institucionales de Iniciación a la Docencia (Pibid) vinculado a la Universidad Federal de Sergipe lo forman los licenciados en Matemáticas del Recinto São Cristóvão. En una de sus actividades, realizamos un taller titulado “De la construcción a la aplicación: una propuesta para el estudio del área”, en el que buscamos articular diferentes metodologías para la enseñanza de las matemáticas presentando las potencialidades de un solo material didáctico en el enfoque de diferentes objetos de conocimiento. En este artículo, pretendemos identificar las percepciones de los becarios Pibid sobre su experiencia en esta práctica y las posibles implicaciones de esta experiencia en la formación de estos futuros docentes. El análisis de los resultados, permitió señalar dos categorías: la movilización de becarios Pibid para la docencia y el potencial de las metodologías de enseñanza de las matemáticas. Inicialmente, presentamos un debate sobre la formación del profesorado y las metodologías de enseñanza. Luego, las percepciones de los egresados sobre su participación en el Taller. Estos resultados refuerzan los importantes aportes de los programas de formación docente, como Pibid, al ser un espacio de aprendizaje y construcción de nuevos conocimientos docentes. |
Palavras-chave: | Formação inicial Metodologias de ensino Pibid Tangram Initial formation Teaching methodologies Formación inicial Metodologías de enseñanza |
ISSN: | 2177-8183 |
Parte de : | Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF |
Citação: | SILVA, N. M. R. et al. Percepções de licenciandos em matemática acerca das metodologias de ensino: uma análise a partir da vivência em uma oficina de matemática no Pibid. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, v. 11, n. 24, p. 342-367, jan. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1569/1005. Acesso em: 21 maio 2025 |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22165 |
Aparece nas coleções: | DMA - Artigos de periódicos PPGECIMA - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PercepcoesLicenciandosMatematicaMetodologiasEnsino.pdf | 468,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.