Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22204
Tipo de Documento: Monografia
Título: Índice de evasão e tempo de permanência nos cursos de Ciências Atuariais e Estatística da UFS : uma abordagem estatística e de modelos de sobrevivência
Autor(es): Morais, Gilmara Jesus Rabelo de
Data do documento: 14-Abr-2025
Orientador: Xavier, Cleber Martins
Coorientador: Santos, Eucymara França Nunes
Resumo: O Ensino Superior no Brasil, em sua disposição, está marcado por uma construção elitista, focando em atender às demandas específicas de grupos privilegiados, enquanto negligência a produção científica e compromete a formação crítica e inclusiva. Nas últimas décadas, políticas públicas foram essenciais para a ampliação e democratização do acesso às universidades. Apesar disso, os alunos ainda enfrentam diversos desafios que afetam a conclusão do curso, resultando em altos índices de evasão, especialmente nos cursos da área de exatas. Diante desse cenário, este estudo investiga os fatores que influenciam a evasão e o tempo de permanência dos alunos do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da Universidade Federal de Sergipe entre 2013 e 2023. Utilizando métodos de Análise de Sobrevivência, como o estimador de Kaplan-Meier, e modelos de riscos competitivos, identificou-se que a probabilidade de evasão no departamento é superior à de conclusão. Junto a isso, a idade de ingresso e a condição de cotista foram variáveis significativas para a evasão. Na sequência, foram ajustados modelos de Regressão de Cox para os eventos de evasão e conclusão do curso. No modelo de evasão, verificou-se que estudantes não cotistas possuem um risco 30% maior de evadir em relação aos cotistas, e que alunos pardos apresentam 30% mais chances em comparação aos alunos brancos. Já no modelo ajustado para a conclusão do curso, somente a variável idade de ingresso permaneceu significativa, indicando que o aumento de um ano na idade de ingresso do aluno reduz em aproximadamente 7% a sua chance de concluí-lo.
Abstract: The Higher Education system in Brazil is characterized by an elitist structure, primarily designed to meet the specific demands of privileged groups while neglecting scientific production and compromising critical and inclusive education. In recent decades, public policies have played a crucial role in expanding and democratizing access to universities. Nevertheless, students still face numerous challenges that hinder course completion, leading to high dropout rates, particularly in science, technology, engineering, and mathematics programs. Given this context, this study investigates the factors influencing dropout rates and student retention in the Department of Statistics and Actuarial Sciences at the Federal University of Sergipe between 2013 and 2023. Using survival analysis methods, such as the Kaplan-Meier estimator and competing risks models, the study identified that the probability of dropout in the department is higher than that of course completion. Additionally, entry age and quota status were found to be significant variables influencing dropout rates. Subsequently, Cox regression models were fitted for both dropout and course completion events. In the dropout model, it was observed that non-quota students have a 30% higher risk of dropping out compared to quota students and that mixed-race students are 30% more likely to drop out than white students. Meanwhile, in the course completion model, only entry age remained significant, indicating that an increase of one year in a student’s entry age reduces their likelihood of completing the course by approximately 7%.
Palavras-chave: Estatística
Ensino superior (UFS)
Evasão escolar
Eventos competitivos
Modelo de Cox
Higher education
Dropout
Survival analysis
Competing events
Cox Model
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::REGRESSAO E CORRELACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Estatística – São Cristóvão - Presencial
Citação: Morais, Gilmara Jesus Rabelo de. Índice de evasão e tempo de permanência nos cursos de Ciências Atuariais e Estatística da UFS : uma abordagem estatística e de modelos de sobrevivência. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação de Estatística) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22204
Aparece nas coleções:Estatística e Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilmara_Jesus_Rabelo_Morais.pdf3,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.