Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Camila Farias da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T13:21:31Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T13:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Farias da. Seca quadriculada: um estudo comparado entre Vidas Secas e uma graphic novel homônima. 2025. 42 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22214 | - |
dc.description.abstract | This present study seeks to investigate the comic adaptation of Vidas Secas by Graciliano Ramos, illustrated by Eloar Guazzelli and scripted by Arnaldo Branco, focusing on the visual elements and semiotics that compose this graphic narrative. The methodology used is qualitative, based on bibliographic research and theories that allow for an understanding of how the graphic adaptation revisits and expands the meaning of the original literary work. Published in 1938, Vidas Secas tells the story of a family of migrants from the northeastern region of Brazil, marked by drought, hunger, and social oppression, as well as difficulties in verbal communication, which worsen their isolation and reinforce their oppression. The visual construction of the protagonists—Fabiano, sinha Vitória, the kids, and the dog Baleia—is explored in detail, as well as the context settings and the use of shadows and colors, which makes the narrative atmosphere richier and provide a new experience for the reader.The study is based on key theoretical works, such as A Theory of Adaptation (2006) by Linda Hutcheon, which exploresthe challenges of adaptations; Understanding Comics(1995) by Scott McCloud, which examines the language and storytelling in comics; Comics and Sequential Art (1989) by Will Eisner, which looks at comics as a form of sequential art; and Os Quadrinhos (1975) by Antonio Luiz Cagnin, which focuses on the semiotic aspects of comic stories. The choice of this piece is justified by the historical and social significance of Vidas Secas and the inherent challenge of adapting a well-established narrative into a visual format, which offers new interpretative possibilities to the reader. This research contributes to the study of literary adaptations in comics, demonstrating how graphic and multimodal language can deepen and broaden the understanding of Graciliano Ramos's work, adding layers of meaning that engage with the social and cultural context of the work. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Vidas Secas | por |
dc.subject | Adaptação em quadrinhos | por |
dc.subject | Narrativa gráfica | por |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | por |
dc.subject | Graphic narrative | eng |
dc.subject | Comic adaptation | eng |
dc.title | Seca quadriculada : um estudo comparado entre Vidas Secas e uma graphic novel homônima | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Fábio José Santos de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a adaptação em quadrinhos de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ilustrada por Eloar Guazzelli e roteirizada por Arnaldo Branco, com enfoque nos elementos visuais e semióticos que compõem essa narrativa gráfica. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e fundamentada em teorias que permitem compreender como a adaptação gráfica revisita e expande o sentido da obra literária original. Publicado em 1938, Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes nordestinos, marcada pela seca, pela fome e pela opressão social, além das dificuldades de comunicação verbal, que agravam seu isolamento e reforçam a opressão. O estudo analisa como esses temas são traduzidos visualmente na HQ, através do uso de balões, rabichos, quadros, linha demarcatória, cor e linhas cinéticas, elementos que enfatizam a aridez do ambiente e a condição opressora dos personagens. A construção visual dos protagonistas – Fabiano, sinha Vitória, os meninos e a cadela Baleia – é explorada em detalhe, assim como o cenários e o uso de sombras e cores, que enriquecem a atmosfera narrativa e proporcionam uma nova experiência ao leitor. Para fundamentar o estudo, foram utilizadas obras teóricas centrais, como A Theory of Adaptation (2006), de Linda Hutcheon, que discute as dinâmicas e os desafios das adaptações; Desvendando os Quadrinhos (1995), de Scott McCloud, que aprofunda a análise sobre a linguagem e a construção narrativa em quadrinhos; Quadrinhos e Arte Sequencial (1989), de Will Eisner, que apresenta a narrativa gráfica como forma de arte sequencial; e Os Quadrinhos (1975), de Antonio Luiz Cagnin, que destaca os aspectos semióticos das histórias em quadrinhos. Assim, a escolha dessa obra justifica-se pela importância histórica e social de Vidas Secas e pelo desafio inerente à adaptação de uma narrativa consagrada para o formato visual. A pesquisa contribui para o estudo das adaptações literárias em quadrinhos, demonstrando como a linguagem gráfica e multimodal pode aprofundar e ampliar a compreensão do texto de Graciliano Ramos, acrescentando camadas de sentido que dialogam com o contexto social e cultural da obra. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Camila_Farias_Silva.pdf | 944,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.