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dc.contributor.authorMenezes, Romário de Jesus-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:35:50Z-
dc.date.available2025-05-27T13:35:50Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.citationMenezes, Romário de Jesus. Modelagem preditiva da ocorrência de acidentes graves na BR-101 em Sergipe utilizando árvores de decisão. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação de Ciências Atuariais) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22218-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the factors that most influence the survival of people involved in traffic accidents on BR-101, in the state of Sergipe, based on data provided by the Federal Highway Police (PRF). The dataset used contains detailed information about the accidents, including weather conditions, road conditions, type and number of lanes, time of accidents, type of collision and severity, among other relevant aspects. The analysis focuses on the classification of accidents according to the survival of victims, differentiating between “No Victims” and “With Victims” cases. The main objective is to identify how environmental and structural factors affect the probability of survival. Models such as CART (Classification and Regression Trees), Bagging and Random Forest were used. The results showed that, although the CART model achieved the highest accuracy of 0.676, it performed poorly in identifying serious accidents, with a recall of only 0.098. The balanced version of CART improved the recall by 0.329, but reduced the accuracy. Aggregation methods, such as Bagging and Random Forest, demonstrated a better ability to identify serious cases, with recalls above 0.57 and F1- Scores around 0.45, standing out as the most effective approaches to the problem. Based on this approach, the study aims to provide a detailed analysis of accidents on BR-101 in Sergipe, assisting public managers in implementing road safety policies and defining priority preventive measures to reduce the severity of accidents and increase highway safety.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências atuariaispor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectÁrvores de decisão (técnica na tomada de decisão)por
dc.subjectAcidentes de trânsito (BR-101, SE)por
dc.subjectTransporte rodoviário (BR-101, SE)por
dc.subjectFatores de riscopor
dc.subjectPolícia Rodoviária Federal (PRF)por
dc.subjectDecision treeseng
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectSurvivaleng
dc.subjectRisk factorseng
dc.titleModelagem preditiva da ocorrência de acidentes graves na BR-101 em Sergipe utilizando árvores de decisãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Dore, Luiz Henrique-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar os fatores que mais influenciam a sobrevivência de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito na BR-101, no estado de Sergipe, a partir dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O conjunto de dados utilizado contém informações detalhadas sobre os acidentes, incluindo condições climáticas, estado da via, tipo e quantidade de pistas, horário dos acidentes, tipo de colisão e gravidade, entre outros aspectos relevantes. A análise foca na classificação dos acidentes quanto à sobrevivência das vítimas, diferenciando os casos “Sem Vítimas” e “Com Vítimas”. O objetivo principal é identificar como fatores ambientais e estruturais afetam a probabilidade de sobrevivência. Foram utilizados modelos como CART (Classification and Regression Trees), Bagging e Random Forest. Os resultados mostraram que, embora o modelo CART tenha alcançado a maior acurácia 0,676, ele apresentou baixo desempenho na identificação de acidentes graves, com recall de apenas 0,098. A versão balanceada do CART melhorou o recall 0,329, mas reduziu a acurácia. Já os métodos de agregação, como Bagging e Random Forest, demonstraram melhor capacidade de identificar casos graves, com recalls superiores a 0,57 e F1- Scores em torno de 0,45, destacando-se como as abordagens mais eficazes para o problema. A partir dessa abordagem, o estudo pretende fornecer uma análise detalhada dos acidentes na BR-101 em Sergipe, auxiliando gestores públicos na implementação de políticas de segurança viária e na definição de medidas preventivas prioritárias para reduzir a gravidade dos acidentes e aumentar a segurança nas rodovias.pt_BR
dc.publisher.departmentDECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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